Secretaria de Saúde de Campos segue orientação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama
Dra. Elizabeth Uhl, oncologista clínica especializada em assistência com os chamados cuidados paliativos (Carlos Grevi/Arquivo)
A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação, orienta às mulheres para que não façam exames de mamografia imediatamente após terem tomado a vacina contra a Covid-19, seguindo alerta feito pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), veiculado esta semana na mídia nacional.
A oncologista Elizabeth Uhl explicou que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, algumas pacientes têm apresentado linfonodos axilares, as chamadas “ínguas nas axilas” e, por isso, a recomendação é para que, quem tomou a vacina, faça a mamografia de rastreamento 30 dias após a imunização.
A médica disse que a orientação é a mesma para todas as mulheres, independente se têm histórico familiar de câncer de mama. “A vacina contra a Covid não provoca câncer de mama”.
A mesma opinião foi compartilhada pelo ginecologista Carlos Henrique da Silva Paes, coordenador do serviço de oncologia da Prefeitura. Ele afirmou que essa alteração nos gânglios é uma reação do corpo ao imunizante. “A recomendação é uma forma de precaução, já que um laudo duvidoso pode gerar uma preocupação desnecessária”.
Fonte: SubCom/PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário