quinta-feira, 8 de julho de 2021

Para fazer exame de mamografia, mulheres devem aguardar um mês após vacina contra Covid

Secretaria de Saúde de Campos segue orientação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama


Dra. Elizabeth Uhl, oncologista clínica especializada em assistência com os chamados cuidados paliativos (Carlos Grevi/Arquivo)

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação, orienta às mulheres para que não façam exames de mamografia imediatamente após terem tomado a vacina contra a Covid-19, seguindo alerta feito pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), veiculado esta semana na mídia nacional.

A oncologista Elizabeth Uhl explicou que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, algumas pacientes têm apresentado linfonodos axilares, as chamadas “ínguas nas axilas” e, por isso, a recomendação é para que, quem tomou a vacina, faça a mamografia de rastreamento 30 dias após a imunização.

A médica disse que a orientação é a mesma para todas as mulheres, independente se têm histórico familiar de câncer de mama. “A vacina contra a Covid não provoca câncer de mama”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo ginecologista Carlos Henrique da Silva Paes, coordenador do serviço de oncologia da Prefeitura. Ele afirmou que essa alteração nos gânglios é uma reação do corpo ao imunizante. “A recomendação é uma forma de precaução, já que um laudo duvidoso pode gerar uma preocupação desnecessária”.

Fonte: SubCom/PMCG

Nenhum comentário: