Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS: retomada em junho deste ano/Martha ImenesOs aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho do ano passado terão até o dia 31 deste mês para fazer o procedimento e não terem os pagamentos bloqueados. O cronograma da prova de vida vai até dezembro deste ano — neste caso, para quem precisava ter feito a prova de vida em março e abril deste ano. Quem perder os prazos terá o benefício suspenso.
O recadastramento pode ser feito no banco onde o segurado recebe o benefício ou até pelo aplicativo Meu INSS, caso o segurado tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran).
Neste caso, é possível fazer a prova de vida usando os aplicativos Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e Meu INSS. Ao acessar o site Meu INSS, o segurado saberá se está apto a fazer a prova de vida por biometria. Se não estiver, terá de ir até a sua agência bancária para realizar o procedimento.
Caso perca o prazo, será necessário pedir a reativação do benefício de forma remota, pelo site ou aplicativo Meu INSS. No endereço eletrônico, serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência.
Após preencher o requerimento on-line, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.
Suspensa desde março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus, a exigência de atualização cadastral, segundo o INSS, tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção dos benefícios.
Confira o calendário da prova de vida
Fonte Extra
Vencimento da comprovação de vida
Março e abril/2020
Maio e junho/2020
Julho e agosto/2020
Setembro e outubro/2020
Novembro e dezembro/2020
Janeiro e fevereiro/2021
Março e abril/2021
Retomada da prova de vida
Junho/2021
Julho/2021
Agosto/2021
Setembro/2021
Outubro/2021
Novembro/2021
Dezembro/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário