segunda-feira, 5 de julho de 2021

Saúde de Campos está em alerta para casos de revacinação contra a Covid-19

Tentativa de burlar o sistema é facilmente identificada

ABr
Tentativa de burlar o sistema é facilmente identificada

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos, informou na manhã desta segunda-feira (05/07), que segue em constante vigilância para evitar que a população busque a revacinação contra a Covid-19 com imunizantes de laboratórios diferentes indicados para a primeira dose. A tentativa ou a revacinação por parte de algum indivíduo no município será comunicada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que está acompanhando o processo de vacinação na cidade.

“Temos um programa em que são incluídos todos os dados dos vacinados e nele temos acesso ao histórico vacinal de cada munícipe. Esse tipo de comportamento é facilmente identificado e esse erro de vacinação será comunicado ao Ministério Público”, explica o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.

A revacinação não aconteceu no município. Entretanto, tem ocorrido em alguns postos de vacinação casos de pessoas que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19, teoricamente imunizadas, procurarem o posto para tomar a primeira dose com uma vacina diferente da que tomaram anteriormente. Além do risco pela combinação de vacinas de laboratórios diferentes, outro problema é que essas pessoas podem tirar a chance daqueles que ainda não se vacinaram, já que o número de vacinas está aquém da demanda.

“Já conseguimos flagrar pessoas tentando tomar uma vacina diferente. A vacina não foi aplicada e as pessoas orientadas sobre o risco que a tentativa de revacinação representa. Não há nenhum estudo com a intercambialidade de vacinas. Não há nenhuma forma de comprovar uma maior eficácia de utilizar dois esquemas de vacinação diferentes e além disse não temos qualquer estudo que demonstre segurança às pessoas que troquem ou tomem vacinas diferentes, então essa prática deve ser totalmente desencorajada”, explica o diretor Rodrigo Carneiro.

Campos atualmente está aplicando vacinas de quatro laboratórios diferentes e que tiveram autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Rodrigo ressalta que as vacinas são eficazes e não há a necessidade de tomar dois tipos diferentes para que haja a proteção. “A proteção contra o coronavírus apontada em estudos foi conferida a partir de duas doses do mesmo imunizante. Temos todas as vacinas disponíveis na rede de saúde e as pessoas não precisam ficar preocupadas quanto a segunda dose. Não há falta de vacina e todos poderão completar o esquema vacinal”, completou.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário: