São Francisco de Itabapoana (SFI) participou de reunião estadual do “Criança Feliz”, que é um programa do Governo Federal e visa promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. O encontro virtual aconteceu na terça-feira (20) e teve a participação da coordenação no Estado e representantes do programa de municípios fluminenses para tratar sobre as ações que serão realizadas, simultaneamente, a nível nacional, estadual e municipal, em agosto, que é o mês nacional da primeira infância.
A pedagoga Fabiana Oliveira, coordenadora do Criança Feliz em SFI, representou o município são franciscano. “O objetivo é aproveitar o mês de agosto para trazer visibilidade para a importância da primeira infância e aos trabalhos realizados para esta faixa etária pelos municípios e pelo Programa Criança Feliz”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.
O programa foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, tendo como público prioritário gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias do BPC2; e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares às famílias participantes do Bolsa Família. As equipes promovem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a fim de estimular o desenvolvimento infantil.
AsCom SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário