terça-feira, 31 de agosto de 2021

Aposentada aguarda cirurgia pelo SUS há um ano e três meses

Sônia Maria Rocha Santos, de 60 anos, diz que não consegue andar, sente fortes dores e recorreu à Defensoria Pública



A aposentada Sônia Maria Rocha Santos, de 60 anos, aguarda, há um ano e três meses, uma cirurgia para retirada de um cateter pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Campos, e luta na Justiça para conseguir o direito. Enquanto a decisão não sai, ela conta que sente dores, não consegue andar e está tomando remédios fortes desde então.

O drama de Sônia começou em maio de 2020 quando foi diagnosticada com cálculos renais. No Hospital Geral de Guarus (HGG), ela foi submetida a uma cirurgia para introdução de um cateter e, assim, conseguir expelir as pedras.

Porém, mesmo se livrando dos cálculos, teria que passar por nova cirurgia para retirada do cateter. “Foi então que voltei ao HGG para marcar o procedimento e fui orientada a aguardar alguns dias porque estávamos no auge da Covid-19 e o risco de contaminação do vírus no hospital era alto. O médico também me tranqüilizou informando que eu poderia ficar até seis meses com o cateter”, disse.
Passados um ano e três meses, o cateter está calcificado. “Não tenho condições de pagar uma cirurgia. Mesmo na pandemia estava indo ao hospital com freqüência para ver se conseguia agendar a operação. Sem esperanças, procurei a Defensoria Pública, em Campos, e continuo na luta para conseguir operar com uma decisão judicial”, contou.

De acordo com Sônia, a Justiça solicitou que ela fizesse orçamento em clínicas da cidade e, depois, nos hospitais filantrópicos. O processo está em andamento. “Já fiz tudo o que me foi pedido e a reposta não sai. Tem hospital que respondeu ao ofício do Defensor informando que não faz o procedimento. Outra unidade cobrou R$ 14 mil. Estou aguardando e, enquanto isso, estou de cama, sem poder andar. Estou urinando sangue e sinto muitas dores, sem contar na ingestão de remédios fortes diariamente”, lamentou a aposentada.

O Jornal Terceira Via fez contato com a Prefeitura de Campos e com a assessoria de imprensa da Defensoria Pública e aguarda posicionamentos.

Nenhum comentário: