segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Governo do Rio vai alavancar indústria de fertilizantes no estado

Divulgação
Também será criado centro de excelência em fertilizantes

O Governo do Rio vai alavancar a indústria de fertilizantes no estado, tendo a inovação como ponto forte de um plano de atração de investimentos para o setor, incluindo a criação de um Centro de Excelência em Fertilizantes. A decisão foi tomada após reunião de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Grupo de Trabalho Interministerial da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

- A demanda por fertilizantes é crescente. O Brasil ultrapassou a taxa de dois dígitos de crescimento da utilização de fertilizantes, e as fábricas instaladas no país não têm condições de atender essa demanda crescente - explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Vinicius Farah. - O país necessita de novas fábricas do insumo, para apoiar o crescimento da agricultura. Essa é uma grande oportunidade para o Rio de Janeiro, que se destaca pelo conhecimento científico e tecnológico e pela oferta crescente de gás natural, uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de fertilizantes - reforça.

Uma das alternativas é que o Centro de Excelência seja instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Parque permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnicoacadêmico – e as empresas.

- Entendemos que o Rio de Janeiro tem importantes vantagens competitivas e poderia se tornar um centro de inteligência em tecnologia e inovação em fertilizantes - afirmou José Carlos Polidoro, da Embrapa.

Para Luiz Eduardo Rangel, assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a agenda de atração de investimentos no Rio já está em andamento.

- Nos últimos tempos, o Rio de Janeiro tem sido protagonista, com grande qualidade na abordagem de atração de investimentos - elogiou.

Outro ponto de destaque do encontro foi o Plano Nacional de Fertilizantes, que deverá ser finalizado e publicado até o final deste ano e que será executado de 2022 a 2050. O objetivo do plano é propor um conjunto de medidas que contribua para que o Brasil aumente a produção de fertilizantes e reduza a dependência externa de produtos e tecnologias.
Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário: