sábado, 28 de agosto de 2021

Subsecretaria de Políticas para Mulheres encerra Semana de Combate ao Feminicídio em Campos

Para a secretária, Josiane Viana, a semana foi produtiva e com boas notícias, entre elas, a alta médica de uma vítima de tentativa de feminicídio


Foto: divulgação

A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres encerrou, nesta sexta-feira (27), a programação da Semana de Combate ao Feminicídio com a ação “Maria da Penha vai à feira” com panfletagem e conscientização na Feira da Roça da Praça da República, no Centro. Para a subsecretária, Josiane Viana, foi uma semana muito produtiva com divulgação maciça das políticas de enfrentamento a violência contra a mulher, a alta médica de uma sobrevivente de tentativa de feminicídio e o anúncio do prefeito da inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), no dia 22 de setembro.


A subsecretária Josiane Viana destaca a importância da divulgação da rede de proteção à mulher e a conscientização permanente para que ela denuncie casos de violência, fundamental para que ela saia do ciclo de violência. “Temos uma rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Queremos que elas entendam que elas não estão sozinhas e que podem e merecem sair deste ciclo de violência”, afirma a subsecretária, ressaltando a importância da ação em um local onde é grande a circulação de pessoas.
“O evento foi muito positivo. Recebemos vários relatos de violência durante a ação na Praça da República. Em um dos depoimentos, uma assistente social, de 73 nos, falou sobre a importância do trabalho da subsecretaria e lembrando que há 30 anos já havia a luta em defesa da mulher que sofre violência. Também ouvimos testemunhos de quem conseguiu sair desse ciclo de violência relatando a importância do nosso trabalho”, explica Josiane Viana.

A programação da Semana de Combate ao Feminicídio começou na segunda-feira (23), com uma live com a defensora pública Deborah Sales, pós-graduada em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) com o tema Rede de Defesa da Mulher, onde buscar ajuda especializada.
Na terça-feira (24), foi realizada mobilização sobre o “Agosto Lilás”, no Hospital Ferreira Machado (HFM), referência regional em urgência e emergência, e porta de entrada para vítimas da violência. À noite, aconteceu a live com o Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (SP), professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (SC), Sidnei Priolo.
Na quarta-feira (25), aconteceu também o 1° Pedal Lilás: Todos por elas, pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas, marcando o Dia Laranja, realizado no dia 25 de cada mês e, na quinta-feira (26), uma blitz educativa com a Guarda Civil Municipal (GCM), no Centro.

Ascom

Nenhum comentário: