
Estado do Rio de Janeiro recebeu lote com 94.770 doses de Pfizer na madrugada desta quarta-feira Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
O estado do Rio de Janeiro recebeu uma remessa de 98.270 doses de vacina contra Covid-19 do Ministério da Saúde na madrugada desta quarta-feira, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Esse lote é dividido em 94.770 doses de Pfizer para primeira aplicação e 3.500 de Oxford/AstraZeneca para segunda aplicação.A demora na entrega, após o prazo previsto, levou a cidade do Rio a suspender a vacinação da primeira dose para homens e mulheres de 24 anos nesta quarta-feira. A aplicação de segunda dose está mantida normalmente nos postos da capital hoje, e apenas adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos poderão receber a primeira dose. A Secretaria municipal de Saúde afirmou ainda que um novo calendário de vacinação "será divulgado oportunamente".
Nesta quarta, a Secretaria municipal de Saúde do Rio confirmou que recebeu um total de 37.962 doses de vacina contra a Covid-19. A capital tem batido recordes de atendimentos, como no mês passado, em que foram aplicadas mais de 76 mil doses (primeira e segunda) em um único dia.
Segundo a SES, equipes da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói, passaram a madrugada "de prontidão para receber os imunizantes, checar a temperatura e inserir dados no sistema e liberar as doses aos municípios ainda nesta manhã". Ainda de acordo com a pasta, os municípios do Rio Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí realizam a retirada de seus lotes no local esta manhã. Já as demais cidades terão a entrega realizada nesta quinta-feira (12).
Na noite de domingo, o estado fluminense recebeu 415.080 doses de vacina contra a Covid-19 — sendo 285.480 doses da Pfizer para primeira dose e 129.600 de CoronaVac para primeira e segunda aplicação —, segundo a SES. Mais de quatro vezes a quantidade recebida nesta madrugada.
Atrasos nas entregas
No último sábado, o atendimento nos postos da cidade do Rio começou mais tarde — passando de 8h para 10h da manhã — devido ao atraso na chegada do novo lote ao estado fluminense. No planejamento, a chegada estava prevista para a quinta-feira (5), mas aconteceu na noite de sexta-feira. A alteração no horário foi feita para não paralisar o calendário.
Na noite desta terça-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, usou suas redes sociais para falar sobre o atraso nas entregas. Ele escreveu:
"Infelizmente, fomos informados de que as vacinas previstas para hoje (terça-feira) só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã (quarta-feira). Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10 milhões de doses está lá desde 4 de agosto."
O EXTRA mostrou a demora no repasse de lotes da vacina da Janssen, que levaram até 40 dias para chegar aos estados, como indicam dados do Ministério da Saúde.
Fonte Extra


Nenhum comentário:
Postar um comentário