quarta-feira, 29 de setembro de 2021

134ª DP inicia Operação Receptáculo em Campos e 5 pessoas são presas

De acordo com a delegada Nathália Patrão, o objetivo é combater o roubo e furto de celulares; ação prossegue até 2022

POR GABRIELA LESSA


Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), na 134ª Delegacia de Policia, em Campos dos Goytacazes, a delegada Nathália Patrão informou que foi deflagrada a primeira etapa da Operação Receptáculo. Por meio do tripé estipulado pela Secretaria de Policia Civil que abrange trabalhos de inteligência, investigação e ação, aparelhos celulares roubados e furtados no município estão sendo rastreados e os receptores estão sendo identificados e presos.

A operação, que começou nesta terça, continuará em andamento por todo o ano de 2021 e 2022, com o objetivo de combater o roubo e furto de aparelhos celulares. Nesta primeira etapa, cinco pessoas foram presas por receptação, sendo três homens e duas mulheres, que compraram celulares de procedência não verificadas. De acordo com a delegada, “a receptação em si, é um crime sem violência e sem grave ameaça, porque não é um crime contra a pessoa, mas por trás de toda a receptação, tem sempre um crime violento e covarde que, muitas vezes, pode resultar em morte, latrocínio ou crimes do tipo”.

Dentre os aparelhos recuperados, havia um roubado após invasão a uma residência, com vítimas mantidas reféns, deitadas no chão, “algemadas” com lacre plástico e arma apontada para a cabeça. Segundo Nathália Patrão, o objetivo da operação é exatamente esse, “combater o crime anterior, o embrião da receptação, que vem sempre posterior a crimes”, disse.

Os receptores foram identificados através do monitoramento e rastreio do IMEI (número de identificação do aparelho), presos em flagrante e encaminhados para a delegacia. Não foi preso ninguém que efetuou o crime anterior de furto ou roubo, pois os celulares já estavam em mãos de terceiros. Um dos receptores identificou uma loja comercial como ponto de compra do celular, então o dono irá responder por receptação qualificada, por estar na atividade comercial da receptação, cuja pena é de 3 a 8 anos, de acordo com a delegada.

A delegada ainda alerta a não comprar aparelhos em locais sem procedência, como camelódromos, bazar de facebook e pelas ruas. “Compraram de procedência que não foi verificada e nem se preocuparam em checar, não se preocuparam se tinha nota fiscal, se o aparelho tinha acessórios que podem comprovar que sejam de boa procedência. Não adianta não se preocupar e depois dizer que não sabia que foi roubado”, fala.

Durante a coletiva, foi deixada a orientação de que as vítimas de roubo ou furto registrem ocorrência e, se possível, levem a nota fiscal do aparelho, para que seja feita a recuperação.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: