Reprodução
O Centro será inaugurado no dia 12 de outubro, Dia da Criança
O Centro será inaugurado no dia 12 de outubro, Dia da Criança
Na data que marca a comemoração nacional pelo Dia da Criança - 12 de outubro -, o município vai passar a contar com o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC). Com obras de infraestrutura finalizadas e mobiliado, o espaço passa apenas por decoração temática e instalação do sistema de refrigeração, além da implantação do software de integração com a Polícia Civil. A inauguração foi definida em reunião que contou com a participação do superintendente do HFM, Arhtur Borges; o diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Marcelo Freire, e a promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anik Rebelo Assed, que considera a concepção do CAAC como um enorme ganho nessa área para toda a região Norte Fluminense.
“A implantação do CAAC em Campos, fruto de um acordo de cooperação entre MPRJ, município e estado representa um grande avanço na execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual. A reunião dos serviços de assistência médica, psicossocial, perícia criminal e coleta de provas num só espaço humanizado, preparado e equipado pelo município no HFM para esse fim, em muito contribuirá para identificar os abusadores, inibir o número de casos e, principalmente, fortalecer a rede de proteção à Infância e Juventude”, afirmou Anik.
MAIS AGILIDADE, MENOS EXPOSIÇÃO
“Desde o início dessa atual gestão, nos mostramos sensíveis à oferta desse tipo de atendimento especializado, então buscamos dar andamento a esse sonho e, para tal, contamos com o total apoio do Prefeito Wladimir e, através de parcerias com a sociedade, vamos entregar um avanço único em toda região no atendimento às crianças e adolescentes alvos de violência sexual. Teremos de forma concentrada, nesse ambiente do CAAC, a assistência médica do Hospital Ferreira Machado, apoio psicológico e social, além do aporte da Polícia Civil”, destacou o superintendente do HFM e vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.
O diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, acredita que essa etapa estará finalizada nas próximas semanas. “Concluímos toda a obra de infraestrutura e adequação das salas e já realizamos a aquisição do mobiliário. Agora iremos realizar pinturas lúdicas nas paredes para humanizar o ambiente. Nosso objetivo é proporcionar um local acolhedor e humanizado para amenizar, pelo menos um pouco, a dor dos pacientes que necessitarem do atendimento do CAAC”, comentou.
Fonte: Ascom/Ururau/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário