quarta-feira, 13 de outubro de 2021

HFM recebe centro de atendimento a crianças vítimas de violência sexual

O CAAC de Campos é o único que presta atendimento especializado deste tipo no interior do Estado do RJ

POR GABRIELA LESSA
Prefeito Wladimir Garotinho na inauguração do CAAC (Foto: Carlos Grevi)

O Hospital Ferreira Machado (HFM) agora conta com o Centro de Atendimento ao Adolescente e a Criança Vítimas de Violência Sexual (CAAC). Em um único local, haverá serviços da Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML), assistência médica, apoio psicológico e social. Este é o primeiro centro especializado deste tipo no interior do Rio de Janeiro.

A inauguração do CAAC aconteceu nesta terça-feira (12), no HFM, e contou com a presença do Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho; a promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anik Rebelo Assed; o Superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges; o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, além de representantes da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com o Prefeito, o Centro de Atendimento é de grande importância para a cidade e região. “Primeiro, é importante ressaltar que é o segundo desse do Estado, primeiro no interior. A importância chega a ser imensurável para as famílias e para as crianças que precisam de um equipamento como esse. Aqui estará integrado a Policia Civil, Instituto Medico Legal, atendimento assistencial, psicológico e também médico. Muito importante! Estive agora com o conselheiro tutelar, que disse como isso facilita e complementa o trabalho deles. Importante que a gente tenha isso aqui na cidade, que é um pólo regional. Vai atender a Campos e também aos municípios aqui da região.
Promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos -Anik Rebelo Assed. (Foto: Caros Grevi)

Segundo a promotora Anik Rabelo, parte dos serviços do CAAC será iniciado nesta quarta-feira (13) e, em breve, contará com um software, que é um aparelho próprio para a escuta especializada das crianças. “O CAAC é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério Público, o Estado do Rio de Janeiro e o Município, pra juntar em um só lugar todos esses serviços”, diz.

O local terá atendimento 24h por dia, com rede de apoio necessária para receber a criança. Anik explica a importância de estar atento aos indícios de abuso que uma criança ou adolescente pode estar sofrendo e denunciar. “A criança começa a apresentar uma mudança de comportamento, mesmo quando ela não verbaliza a situação do abuso. Uma tristeza, uma apatia, um desinteresse nas relações com outras pessoas. Até o rendimento escolar pode cair. Identificando casos como esse, as pessoas podem fazer as denuncias diretamente ao CAAC. Aqui irá funcionar 24 horas por dia. Tem um setor administrativo, além da assistência social e da psicologia e, na sequência, as autoridades que devem aplicar as medidas protetivas, serão chamadas para que o atendimento se dê aqui”, explica Anik.

O Prefeito ainda expôs que o CAAC terá uma entrada separada no hospital. “Fizemos um acordo no Ministério Público e terá uma entrada separada para esse atendimento aqui. A equipe multidisciplinar já esta preparada.”

De acordo com a Anik, apesar de não haver dados precisos, foi observado um crescimento considerável de casos de violência infantil, em 2021, no Município. “Muitos deles não são identificados, muitas vezes, pela ausência das escolas, que não estão funcionando integralmente nas redes públicas. Então esses sinais não são sinalizados na comunidade. E mesmo assim, o número de violência ainda é maior. A gente acredita que, com o passar do tempo, o serviço vá ganhando cada vez mais a credibilidade da comunidade, para que as pessoas possam se sentir a vontade para comunicar o fato, em um ambiente acolhedor e humanizado”, explica.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: