sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Réguas instaladas no Rio Muriaé vão ajudar no monitoramento do nível das águas em época de cheia

Os equipamento permitirão acompanhamento diário do rio, inclusive em períodos de estiagem

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Defesa Civil, com o apoio do Comitê do Baixo Paraiba do Sul e da Coagro, instalou quatro réguas de nível no Rio Muriaé, na Usina Sapucaia, na manhã desta quinta-feira (28). segundo o órgão, a escolha do local foi estratégica, uma vez que fica próximo a pontos suscetíveis a desastres, como a localidade de Três Vendas, e ainda por ser o ponto de aferição mais próximo da foz do Rio Muriaé com o Rio Paraíba do Sul.

A equipe de Monitoramento da Defesa Civil foi responsável por orientar toda a ação e sinalizar os pontos onde os equipamentos foram instalados.
(Foto: Divulgação)

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana forneceu o aparelho que permite a aferição do nível das réguas. O acompanhamento diário, em períodos considerados normais, será feito por um funcionário da Coagro, que repassará as informações para a Defesa Civil para que o órgão faça a análise dos dados.

“A instalação das réguas possibilita a aferição do nível do corpo hídrico referente ao padrão de nível do mar pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho realizado hoje permitirá o acompanhamento do balanço hídrico do Rio Muriaé de forma mais assertiva, possibilitando um melhor acompanhamento pelo Setor de Monitoramento da Defesa Civil”, explicou o secretário da pasta, coronel Alcemir Pascoutto.
Fonte:AsCom

Nenhum comentário: