Durante o encontro, que, além de representantes das pastas da Saúde e da Educação, também contou com a presença do vice-prefeito, Raliston Souza, e outros secretários e assessores, a prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância da retomada para a continuação do processo de aprendizagem. “Apesar disso, devemos ter cautela. Devemos estabelecer um retorno seguro. Além de prefeita, sou mãe e sei o quanto a suspensão das aulas presenciais afetou negativamente, porém, enquanto Poder Público temos que promover todas as condições para que esse retorno aconteça de forma segura, desde a logística de transporte até a sala de aula”, afirmou.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, explicou que, neste primeiro momento, optou-se por autorizar o retorno nas escolas particulares, por envolver um número menor de pessoas, se for comparado a rede pública. Já em relação às escolas estaduais, ele esclareceu que essas unidades de ensino contam com turmas voltadas para alunos com idade superior a 12 anos, faixa etária já contemplada pela vacinação em SFI.
“Os responsáveis pelas escolas precisarão apresentar à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Plano Operacional, com indicação das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19. Para a rede pública municipal, este documento está sendo revisado em decorrência da necessidade da realização de nova avaliação da infraestrutura das 25 unidades, que seriam inicialmente contempladas. Isso se fez necessário em razão das fortes chuvas ocorridas no município nas últimas semanas”, esclareceu. Ele informou ainda que, paralelamente, a Smec realiza levantamento para a verificação do número de alunos matriculados que receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
Santana acrescentou que o plano municipal será divulgado no próximo dia 30, acompanhado do cronograma de retorno. “Deixamos claro que desde a suspensão das aulas a Smec está empenhado em garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.
Fonte: Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário:
Postar um comentário