terça-feira, 9 de novembro de 2021

Escolas privadas voltam a oferecer ensino 100% presencial nesta segunda

Modalidade é facultativa e atividades remotas permanecem pelo menos até o fim do ano letivo

(Foto: Silvana Rust)

Escolas privadas de Campos dos Goytacazes retomaram, nesta segunda-feira (8), o ensino 100% presencial. O decreto que permitiu o retorno foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 3. O Sindicato das Escolas Particulares do Norte e Noroeste Fluminense (SINEPE/NNF) orienta a rede privada que mantenha o modelo híbrido, em paralelo ao presencial, até o final do ano letivo.

No município, são 96 escolas vinculadas ao Sindicato. Todas voltaram a oferecer o ensino 100% presencial nesta segunda-feira. Porém, segundo Bruno Lannes, advogado da entidade, a modalidade é opcional. Ele explica que foi feito um acordo entre as escolas e os responsáveis para que o ensino híbrido permaneça até o fim do ano letivo.

“Muitos contratantes ainda não se sentem seguros para a retomada do presencial 100%, preferindo que haja a opção do online até o fim do ano”. diz Bruno.

Com a normalização total das atividades, não deverá haver a opção do ensino híbrido ou o não presencial no ano letivo de 2022, segundo o advogado, a menos que haja novo agravamento da pandemia do novo coronavírus.

“A regra definida pela legislação educacional é o presencial. Não há possibilidade do não presencial. O que houve foi uma flexibilização da lei, em decorrência da pandemia. Dessa forma, será mantida a flexibilização até o fim do ano letivo, voltando ao normal da regra no próximo ano”, explica.

Ensino público

O decreto municipal abrange todas as redes de ensino da cidade, seja privado ou público. Apesar da permissão de retorno das aulas 100% presencial, a rede municipal de ensino s´ó voltará a este formato no ano letivo de 2022 (Veja aqui).

Já a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro retornou ao presencial desde o dia 25 de outubro, após publicação do Diário Oficial do Estado, que definiu pelo fim do ensino híbrido e obrigatoriedade para o retorno 100% presencial (Veja aqui).
Fonte:Terceira Via[

Nenhum comentário: