domingo, 7 de novembro de 2021

Jardim São Benedito passa a ser ponto fixo de adoção de animais

Divulgação

Vacinação também vai ocorrer neste domingo

O Jardim São Benedito, reaberto pela prefeitura no dia 24 do mês passado, passa a ser ponto fixo para a realização da Vacinação Antirrábica e da Feira de Adoção de Cães e Gatos aos finais de semana. A ação, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começou neste sábado (06/11) e prossegue neste domingo (07), das 9h às 17h.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, explicou que, a partir de agora, haverá equipes de plantão no Jardim São Benedito aos sábados e domingos para as duas ações. Ele lembra que o CCZ e os dois castramóveis continuam realizando a vacinação e a castração dos pets de segunda à sexta-feira, também das 9h às 17h. "Estamos ainda com uma equipe itinerante percorrendo as localidades mais distantes, como São Luiz de Mutuca, para a imunização dos bichos", disse.

Morales pede à população que compareça em grande número para imunizar seus animais e ajude o órgão a encontrar um novo lar para os bichos. Segundo ele, o animal deve ser levado para vacinar por um adulto e em segurança.

Os interessados na adoção devem ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual a pessoa se compromete a cuidar bem do animal.

A iniciativa do CCZ em realizar uma feira para adoção de animais foi aprovada pelas pessoas que estiveram no Jardim São Benedito. Um deles foi João Carlos que, juntamente com a esposa e a filha de 9 anos, foi ao local para um passeio e acabou por adotar uma cadela filhote, que passará a se chamar Julie.

Ele contou que a menina, que é filha única, sempre pedia para ter um animal de estimação. "Poderia até ter comprado um, mas acredito que a melhor forma de expressar amor pelos bichos é adotando", afirmou.

Já Cícero Vinces levou o cão Fred, da raça Shitzu, de apenas um ano, para ser vacinado. Ele disse que foi a primeira vez que Fred recebeu a vacina contra a raiva. "Parabenizo a Prefeitura e o CCZ pela ação e por tornar o Jardim um ponto fixo para a vacinação. O local é de fácil acesso", afirmou.

Morales lembra que a vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva. Estão aptos a receber a vacina animais a partir de três meses de idade e adultos saudáveis, além daqueles que expiraram o ciclo de 12 meses da última dose. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses de vida não são vacinados.
Fonte: Prefeitura de Campos

Nenhum comentário: