quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Novembro Azul: Usuário do SUS encontra dificuldades para agendar exame em Campos

Secretaria de Saúde diz que o sistema de marcação de consultas está funcionando, mas não responde sobre o erro no cadastro
Fotógrafo encontra dificuldade para cadastro que resultaria em marcação de exame.

Novembro Azul é a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. A data é usada por profissionais da saúde para alertar aos homens sobre a importância de fazer exames e procurar atendimento médico para que, diante de um quadro positivo da doença, o diagnóstico e o tratamento sejam precoces.

A Prefeitura chegou a informar, semana passada, que a procura pelos exames estava abaixo do esperado. (Veja aqui).

Para Lenilson, o erro no cadastro pode estar relacionado ao problema da baixa procura.

Apesar da campanha, na prática, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Campos estão encontrando dificuldades. O fotógrafo Lenilson Werneck Barreto explica que tentou agendar o exame pela internet e não conseguiu concluir o cadastro prévio no aplicativo App Cidadão.

“O cadastro não conclui e, por isso, eu não consigo finalizar todos os passos necessários para eu ser direcionado para o agendamento do exame pelo método tradicional que a Prefeitura de Campos recomenda. Diante disso, procurei pessoalmente a Unidade Básica de Saúde de Santa Maria e a Unidade Pré-Hospitalar de Santo Eduardo, na região Norte do Município e não encontrei o atendimento especializado. Estou sem saber como agir, apesar de estar na idade para fazer o exame”, questiona.
Usuário Lenilson Werneck encontra dificuldades em aplicativo para cadastro.

A Secretaria de Saúde de Campos informou que o sistema eletrônico de marcação de consultas e exames está funcionando normalmente.

A pasta orienta que o usuário se atente para a informação do código de verificação que é enviado por SMS ou e-mail, como é solicitado durante o agendamento. Esse código é necessário para a conclusão do procedimento. No momento há cerca de 900 vagas para exame PSA que, além do sistema eletrônico, também pode ser agendado em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a Prefeitura de Campos, as consultas com urologista ofertadas dentro da campanha Novembro Azul, já foram preenchidas e uma nova agenda será disponibilizada nos próximos dias. A pasta assegura que todos que agendarem o exame PSA terão a consulta marcada com o médico urologista para mostrar o resultado do exame. Caso haja qualquer dificuldade, o usuário deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Núcleo de Controle e Avaliação para realizar o agendamento.

Os atendimentos por agendamento são realizados no Hospital Geral de Guarus (HGG), Centro Dia, Hospital São José (HSJ), Santa Casa de Misericórdia de Campos (SCMC) e Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).

“No caso do atendimento de emergência, o paciente deve procurar o HGG ou HFM”, informa a Prefeitura, por meio de nota.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: