Welton Caldeira, proprietário da Lanchonete Lá Casa dos Salgados, em Praça João Pessoa, São Francisco de Itabapoana (SFI), é mais um que aderiu ao Projeto Óleo Legal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O comerciante manteve contato com a Sema e na quarta-feira (27) entregou 70 litros de óleo de cozinha usado, recebendo em troca 35 vidros de detergente de 500 ml cada.
“Parabenizamos a iniciativa dele em se preocupar com o meio ambiente, evitando assim a contaminação do solo e da água. Antes de saber da existência do projeto, o comerciante admitiu que descartava o óleo de forma inadequada. Todos na lanchonete ficaram muito felizes pela ação solidária e também pelos detergentes recebidos”, ressaltou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes.
A titular da pasta, Luciana Soffiati, informou que o óleo para ser recolhido é preciso estar devidamente armazenado em garrafa pet, sem adição de água ou restos alimentares. O material é destinado a uma empresa, que realiza o tratamento do resíduo, ofertando ao município os detergentes.
“Esperamos que a conscientização cresça cada vez mais. Além de impedir a contaminação dos lençóis freáticos, o projeto contribui para que possamos receber o ICMS Ecológico. O ponto de entrega é a sede da Sema, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana nº 230/Alto, ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura, no Centro. O horário é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para cada dois litros de óleo, será doado um vidro de detergente”, finalizou Luciana.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário