sábado, 13 de novembro de 2021

Propriedades de Ponta Grossa estão alagadas por causa de cheia na Lagoa Feia

Moradores denunciam falta de limpeza nos canais da Baixada como principal agravante do problema
POR GABRIELA LESSA
Propriedades na localidade de Ponta Grossa tomadas pelas águas (Foto: Divulgação)

O nível da Lagoa Feia, em Ponta Grossa dos Fidalgos, localidade de Campos dos Goytacazes, transbordou nesta semana e está alagando as propriedades e casas. Moradores dizem enfrentar este problema há muitos anos, devido à falta de limpeza do canal das flechas e canal de Tócos.

Segundo o pescador Aldir Tavares, o nível está subindo de forma acelerada e preocupante. “A água começou a subir na semana passada, devido às chuvas. Com os canais obstruídos a lagoa só vai enchendo. Hoje está chegando ao extremo e estamos à mercê de uma enchente como não vivemos há décadas”, diz.

Além disso, os moradores estão sendo prejudicados, perdendo bens e o sustento, como explica Aldir. “A região toda em volta da lagoa está sofrendo, inclusive os pescadores. Muitos estão sofrendo perdas. As propriedades estão completamente alagadas, estamos perdendo gados e 50% da produção de cana-de-açúcar será perdida. Temos que ficar o tempo todo de alerta”, desabafa.

Aldir ainda complementa, dizendo que os moradores também enfrentam outros problemas recorrentes. “Toda essa falta de atenção com a nossa localidade tem nos trazido muitos problemas, como a qualidade da água que recebemos. A água é tratada, mas não está em boas condições”, fala.

Segundo o campista Sebastião Caetano, outras regiões da cidade estão sendo afetadas pelo acúmulo de água das chuvas e falta de limpeza dos canais, como a Lagoa de Cima, com propriedades e casas também alagadas e sendo invadidas pela água, prejudicando os moradores.

“A cheia da Lagoa de cima é escoada na Lagoa Feia, assim como as águas do rio Ururaí. Isso é o que mais nos afeta, porque o canal Ururaí está com 8Km obstruídos”, disse Aldir.

A equipe de reportagem do Jornal Terceira Via encaminhou demandas à Prefeitura de Campos e Defesa Civil, solicitando posicionamento sobre essa situação. Entretanto, não houve retorno até a publicação desta matéria.

A equipe de reportagem do Jornal Terceira Via encaminhou demanda a Prefeitura de Campos e Defesa Civil, solicitando posicionamento sobre essa situação. Entretanto, não houve retorno até a publicação desta matéria
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: