Iniciativa privada fez e está fazendo sua parte, mas o governo da prefeita Carla Machado parece não entender o processo evolutivo
POR EDITORIALPor força do crescimento natural que se observa em quase todos os lugares, as praias de SJB não são mais o que eram há 30 anos. Grussaí e Atafona ganharam visual que as transformaram por completo: casas e mais casas — boa parte de fino acabamento — excelentes pousadas, restaurantes, padarias, clínicas odontológicas, imobiliárias, lojas dos mais variados segmentos e uma série de outros estabelecimentos. Chapéu de Sol, até poucos anos com muitos terrenos e poucas casas, está repaginada: o número de casas supera o de terrenos.
Peixarias foram modernizadas e se ampliaram, novos supermercados — amplos e diversificados para atender os mais exigentes consumidores —, bem como dezenas de hamburguerias. Até mesmo restaurante especializado em comida japonesa foi inaugurado.
Apenas para enfatizar, somente no mês passado duas padarias — uma em Grussaí, outra em Atafona — foram totalmente remodeladas. Um novo restaurante foi aberto na Av. Liberdade (Grussaí) que ganhou, também, uma ampla drogaria, novinha, filial da já existente em Atafona.
Se o veranista habitual vem, ao longo dos anos, ampliando sua permanência nessas praias, a partir da pandemia — por motivos óbvios… vento correndo solto, mar, tudo amplo e menor transmissibilidade do vírus — o número de moradores aumentou em algumas vezes. Salta aos olhos o número de novas casas construídas e outras reformadas e remodeladas.
O conjunto de fatores significa aumento expressivo de consumo, crescimento do volume de vendas no comércio em geral, em particular materiais de construção e supermercados. Em suma: vultoso aumento da circulação de dinheiro — o que diz tudo.
A iniciativa privada fez e está fazendo sua parte. Mas o governo da prefeita Carla Machado parece não entender o processo evolutivo e está deixando escapar por entre os dedos oportunidade excepcional.
Pensa pequeno, como se os balneários ainda só existissem no verão. Há tempo para mudar. Desde que comece, de fato, a administrar.
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário