“Não posso usar essa água nem para fazer café, suco.” Depoimento como esse ressalta ainda mais a necessidade de um olhar especial para as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Embora a ideia da falta de saneamento seja distante para a maioria da população, para outros essa foi a triste realidade durante muitos anos. É o caso da dona de casa Lucimara Viana, moradora da Rua Manoel de Lima Martins, em São Francisco de Itabapoana, na região Norte, que não consegue usar água para coisas simples, como fazer o cafezinho do dia a dia. A concessionária acaba de completar (1/12) o primeiro mês desde quando assumiu as operações dos sistemas de água e esgoto na cidade com um importante marco na história do saneamento básico no município: a implantação de 300 metros de extensão de rede de água, que beneficiou 150 pessoas. “Temos que ser otimistas, pensar positivo. Eu sempre usei água de poço e agora a grande expectativa é ter sempre água com qualidade, porque quem tem qualidade, tem tudo”, comemorou.
Lucimara é uma entre as mais de 51 mil pessoas que moram em São Francisco de Itabapoana. A cidade vai receber mais de R$44 milhões em investimentos no setor de saneamento básico até o ano de 2026. Nesta fase inicial, a concessionária já instalou equipamentos modernos e interligou o sistema de abastecimento ao Centro de Operações Integradas (COI), que permite realizar o monitoramento do desempenho das estruturas da empresa durante 24 horas, e realizou testes de vazão em oito poços, que têm capacidade de produzir 105 litros de água por segundo.
Tanto as obras quanto as intervenções técnicas fazem parte do marco de atividades realizadas nos primeiros 100 dias de trabalho, que também incluem a revitalização de todas as unidades e padronização da loja de atendimento ao cliente, que registrou 185 atendimentos nesse primeiro mês. Para aqueles que preferem o conforto do atendimento na palma da mão, a Águas do Rio também oferece o atendimento remoto pelo WhatsApp e ligação gratuita através do número 0800 195 0 195.
Ainda nesse início de atividades, a cidade abriu as portas para a equipe do Afluentes, que marcou presença na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas. Coordenado pela Assistente Social Simony Dias, o programa é uma das iniciativas de responsabilidade socioambiental da empresa e tem como objetivo estabelecer um canal de relacionamento e comunicação com as lideranças comunitárias. Para o próximo ano, a concessionária prevê o início do programa ‘Vem Com A Gente’, que consiste em um mutirão nos bairros para cadastrar novos clientes, inclusive na tarifa social, fazer o recadastramento e regularização dos consumidores, padronização das ligações de água etc.
“Foi um mês de muitos desafios e temos consciência de que estamos apenas começando e teremos muito mais obras para executar e melhorar a qualidade de vida dos moradores de São Francisco de Itabapoana”, comemorou Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.
Crédito fotos: Ascom Águas do Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário