Graças à emenda do deputado federal Felício Laterça, obras e equipamentos foram viabilizados para o Campus-Guarus
POR ALOYSIO BALBI
Felício Laterça conheceu as obras do ambulatório no Campus-Guarus do IFF, onde o curso funcionará (Foto: divulgação)
O Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus terá o primeiro curso público superior de Enfermagem da região. A viabilização do curso foi possível graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil apresentada pelo deputado federal Felício Laterça (PSL-RJ), que na semana passada esteve em Campos para se reunir com o reitor do IFF, professor Jefferson Azevedo. Com a implantação do curso haverá também um ambulatório para atendimentos primários visando treinamento dos técnicos de enfermagem – curso que já existe – e também para os que vão fazer o curso em nível superior. O ambulatório será inaugurado na primeira semana de fevereiro de 2022.
O deputado visitou as instalações do IFF e falou sobre a importância de Campos ter um curso superior público de Enfermagem, até aqui restrito às faculdades privadas da cidade. Ele ficou entusiasmado ao ver o ambulatório já quase concluído, que, além de treinar técnicos de enfermagem e formar futuros enfermeiros, também servirá para atender parte da população de Guarus.
“Eu tenho um critério que prima pelo rigor na apresentação e no destino das minhas emendas. Saúde, educação e esportes são minhas metas, embora todos já conheçam minha opinião sobre segurança pública, pelo fato de ser delegado de Polícia Federal. Identifiquei essa lacuna nos cursos superiores de Campos e, junto com o reitor, começamos a trabalhar neste sentido”, disse o parlamentar.
Felício Laterça acrescentou que, além deste primeiro curso público superior de Enfermagem de Campos, terá simultaneamente um ambulatório que permitirá expandir a rede de atendimento primária de Saúde, beneficiando a população de Guarus.
O reitor do IFF, Jefferson Azevedo, disse que esse é um dos passos mais importantes da história o IFF em Campos, e que havia uma urgente necessidade do município e da região terem esse curso superior de Enfermagem.
“Até aqui esses cursos estavam restritos às faculdades particulares e o custo alto inviabilizava o acesso de muitas pessoas vocacionadas para essa importante profissão. Então, estamos adiantando para que possamos ter a primeira turma do curso superior de enfermagem ainda no próximo ano, se tudo correr bem”, disse Jefferson Azevedo.
Os R$ 500 mil foram destinados à construção do ambulatório, que é um laboratório de ensino, e à compra de materiais para o campus Campos-Guarus, a fim de atender o curso técnico em Enfermagem.
“A sensibilidade do deputado Felício Laterça em destinar essa emenda com essa exclusiva finalidade veio permitir a conclusão deste objetivo. Campos precisa colocar ao alcance dos jovens de todas as faixas sociais a oportunidade de fazer esse curso, fundamental hoje para a rede de saúde pública do país”, afirmou o reitor.
A instituição de ensino se diz esperançosa com o esforço que tem sido realizado junto ao Ministério da Educação (MEC) em busca da aprovação do curso superior de Enfermagem.
De Campos
Felício Laterça é campista, formado em Direito e delegado da Polícia Federal, já tendo entre outras funções nesta corporação, a responsabilidade de ter sido diretor da delegacia da PF em Macaé, se notabilizando pelo desempenho ao combate ao tráfico de drogas e também à corrupção na área de abrangência da delegacia.
Em seu primeiro mandato, eleito pelo PSL — o mesmo partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro —, Laterça está desembarcando da legenda, e tudo indica que ele vai para o DEM, onde disputará as eleições deste ano. Ele teve votos em todos os municípios fluminenses, mas define sua base eleitoral como Campos, Macaé e municípios da Região dos Lagos.
Fonte: Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário