sábado, 4 de dezembro de 2021

Erosão em Atafona será discutida por Câmara Técnica e prefeitura anuncia construção de casas populares

Prefeita Carla Machado visitou o pontal nesta sexta-feira e fez o anúncio da construção das unidades habitacionais

Prefeita Carla foi ao Pontal ouvir os moradores (Fotos: Divulgação)

A prefeita de são João da Barra, Carla Machado, anunciou nesta sexta-feira (03), a construção de casas populares para os moradores do Pontal de Atafona afetados pelo avanço do mar. Ela também informou que vai encaminhar projeto de lei à Câmara no início da próxima semana solicitando autorização para o pagamento de um salário mínimo mensal a cada família. O auxílio será destinado ao pagamento de aluguel e demais despesas das famílias até que as casas sejam construídas e entregues. O prazo é de um ano e meio.

A prefeita esteve no local no final da tarde e conversou com as famílias, acompanhada da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Carla Caputi. Segundo levantamento da Prefeitura, 37 famílias vivem atualmente em área de risco e terão direito ao auxílio. Desde a tarde desta quinta-feira, 2, equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estão no Pontal ajudando as famílias atingidas pela maré alta. Com os ventos fortes na região, a água chegou a entrar em algumas residências. Não há desalojados nem desabrigados.

Carla pediu aos moradores que estão na área de risco que deixem as suas casas. A Prefeitura vai ceder caminhões e funcionários para a mudança e colocou a Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos à disposição para abrigar as famílias.

“Apesar de a Prefeitura dispor de áreas em outras localidades, vamos buscar uma área em Atafona para a construção das casas, de forma que as famílias possam ser mantidas dentro do contexto social a que estão acostumadas. Nossa preocupação com a segurança das pessoas é imensa em decorrência da alta da maré e esperamos proteger as famílias com a oferta do auxílio e com as casas populares que vamos construir”, disse a prefeita.

SJB já possui um programa de aluguel social para as famílias do Pontal, mas muitas insistem em permanecer nas suas casas. Muitas também já recebem o Cartão Cidadão no valor de R$ 300,00 e as que ainda não estão no programa serão incluídas imediatamente.

Equipes da Prefeitura vão permanecer no local, já que há previsão de maré de 1,70 para a madrugada deste sábado (04), quando começa a lua nova. A maré deve continuar subindo pelo menos até segunda-feira (06).

Erosão discutida por Câmara técnica
A Câmara Técnica de Erosão Costeira, criada em setembro deste ano pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São João da Barra, promove no dia 9 de dezembro, às 10h, no formato online, sua primeira reunião. A pauta inclui apresentação do histórico do fenômeno que há décadas atinge a praia de Atafona, as ações realizadas ao longo deste período e a proposta de aprofundamento dos estudos que apontem soluções para o problema. A participação é aberta pelo link (aqui).

A criação da Câmara é parte das articulações envolvendo a Prefeitura, visando promover o debate junto com a sociedade civil e universidades como a UFF, Uerj, PUC-RJ, Uenf e IFF, além do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviarias (INPH), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

“O objetivo é reunir o maior número possível de especialistas no tema para que tenhamos, o mais breve possível, uma proposta viável a ser apresentada aos órgãos competentes”, explicou a secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: