domingo, 19 de dezembro de 2021

Mesa posta: o requinte servido nas festas de fim de ano

Com a pandemia, as famílias estão apostando em reuniões temáticas dentro de casa

POR GIRLANE RODRIGUES
Elaine Emerick | Especialista em mesa posta prepara a decoração com temática natalina

A magia das festas de fim de ano começa antes mesmo das noites de 24 e 31 de dezembro, ápices de qualquer programação de Natal e Ano Novo, respectivamente. Cerca de um mês antes, porém, a celebração começa a fazer sentido a partir do clima festivo instalado nas casas, ruas e praças por meio da decoração natalina. Depois de as festas de 2020 terem sido praticamente extintas por causa da pandemia do novo coronavírus, a sensação é de que todos querem recuperar o tempo perdido e retomar os eventos com muito glamour, festividade e sofisticação. É aí que surgem os detalhes, como as requintadas mesas postas.

Com toalhas ou diretamente no tampo da mesa, cada lugar é marcado individualmente por peças selecionadas que compõem o ambiente da refeição. Sousplat, pratos, talheres, copos, taças. Tudo é decorado levando em consideração o equilíbrio das cores, formas, tamanhos e utilidades. Os guardanapos e os porta-guardanapos dão o toque final na composição, sem fugir do estilo que se pretende imprimir. Mas eles são opcionais, garantem especialistas no assunto.

Heloísa Paixão Mota, especialista no assunto, conta que, com a pandemia, as famílias investiram mais em encontros intimistas, reflexo percebido na Páscoa de 2021. “E este mesmo perfil tem se mantido nas festas de fim de ano. O aumento na aquisição de peças para mesa posta tem sido notado e cada vez mais pessoas têm investido em louças e acessórios para decoração de mesas”.

A paixão dela por mesa posta começou quando ainda era criança. “É uma vivência de sempre. Minha mãe adorava louças e eu sempre fui jeitosa para montar as mesas. Criei um estilo descomplicado, prático, elegante e simples. Cada vez que monto uma mesa, vou me aprimorando. É um trabalho de muita pesquisa”, define.

Com tudo nas mãos: toalhas, louças, cerâmicas, vidros, talheres, Heloísa afirma que leva de 10 a 15 minutos para criar uma mesa posta. “Eu costumava fazer uma mesa posta por semana. Atualmente, é quase uma mesa por dia, porque, além de fazer para minha casa, eu também ajudo minhas clientes. Eu oriento as clientes sobre que louças adquirir, quais têm maior funcionalidade e ajudo nas composições com frutas, folhagens, velas”.

Para o Natal, Heloísa sugere uso de peças clássicas e alguns detalhes para tornar o ambiente mais temático. “A personalização fica nos detalhes, numa cor dourada, vermelha, em um porta-guardanapo”, sugere.



Já sobre o Ano Novo, Heloísa aposta em um estilo clean. Ela afirma que o branco ou amarelo são cores clássicas para usar na ceia de Réveillon. “É possível colorir o branco com folhagens, frutas ou flores, tons amadeirados também são bem-vindos. Há um leque de opções, mas vai depender do contexto que se quer imprimir no encontro. Temos um princípio básico que é colocar na mesma os itens que vamos usar para a refeição. Não é um estilo minimalista, mas não há necessidade de excessos”, sugere.

Dicas para organizar uma mesa posta

• Escolher a roupagem
Toalha de mesa e guardanapos
ou trilho de mesa e guardanapos
ou jogo americano e guardanapos

• Selecionar as louças de cerâmica ou porcelana
Pratos rasos
Pratos fundos
Pratos de sobremesa
Pratos de pão
Travessas


Vidros ou cristais
Taças ou copos
Talheres
Refeição
Sobremesa

• Opcionais
Porta-guardanapos
Sousplats
Marca-taças

• Composições
Velas
Pinhões
Frutas
Flores
Folhagens

Elaine Emerick, especialista em mesa posta, prefere ressaltar os detalhes temáticos do Natal. “Mas não há com o que se preocupar. Tendo os objetos certos, colocamos um laço no guardanapo e vira Natal. As taças também ganham laços. O maior motivo do natal é celebrar o nascimento de Jesus que dividiu a história da humanidade em antes e depois de Cristo. Gosto de montar mesas com as referências de Jesus. Mas o mais importante é celebrar o Natal ao lado de pessoas que a gente ama”, finaliza Elaine.

Mesa para Ceia de Natal


Trilho de mesa: Juta representando a manjedoura
Sousplat de palha: rústico e simples
Louça branca: simbolizando a Virgem Maria
Centro de mesa: arranjo com trigo simbolizando Jesus, o Pão da Vida
Composições: folhas de árvores ou de pinheiros, troncos de madeira, velas de alturas diferentes, ramos de manjericão
Porta-guardanapo: laranja desidratada com canela e ramo de alecrim, representando a brasilidade e os aromas para remeter os presentes e a visita dos Reis Magos.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: