quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Cenário energético: nível dos reservatórios finalizou 2021 com volume mais alto do que em 2020

Carga de energia do mês de janeiro apresenta aumento de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2021

(Foto: Reprodução)

O Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela operação do sistema interligado nacional (SIN), indica que o nível dos reservatórios finalizou o ano de 2021 com volume mais alto do que em 2020. Atualmente o índice está em 35,9% com uma variação semanal positiva de 12,5%. A expectativa é que os reservatórios do Sudeste/Centro Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de geração hídrica do país, cheguem ao fim do mês com 37,0%.

Estima-se que as afluências para esse subsistema para o mês de dezembro sejam próximas da média. A carga de energia do mês de janeiro apresenta aumento de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2021. Houve redução da geração termelétrica que, no momento, participa com 17% da geração elétrica do sistema. A expectativa para essa semana é a manutenção do padrão hidrometereológico observado das últimas semanas.


Há previsão de precipitação acima da média semanal para as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco, Grande e Paranaíba. As demais bacias de interesse do SIN apresentam previsão de precipitação abaixo da média semanal.

Continuaremos monitorando e publicando os principais indicadores do setor elétrico durante o período úmido de 2022 no intuito de manter a todos informados e atualizados das condições de geração elétrica do país.

Fonte: Firjan

Nenhum comentário: