sábado, 15 de janeiro de 2022

Fé e devoção marcam o Dia de Santo Amaro, em Campos

Programação em honra ao Padroeiro da Baixada Campista inclui missas ao longo do dia e a tradicional Cavalhada

Distrito comemora a 289ª edição da Festa de Santo Amaro (Foto: André Santo)

Quarenta quilômetros separam o Centro de Campos ao distrito de Santo Amaro, que comemora, neste sábado (15) — feriado municipal — seu padroeiro. Como de costume, a caminhada tem mobilizado romeiros desde a noite dessa sexta-feira (14), em uma demonstração de fé e devoção ao Santo da Baixada Campista. A programação para a 289ª edição teve início no último dia 6 e termina neste sábado, com novenário, missas e a tradicional Cavalhada.

Segundo o assessor da Diocese de Campos, Ricardo Gomes, a tradição da festa e da devoção ao Santo Amaro teve início em 1648, com a chegada dos monges beneditinos, vindos de Roma, na Itália. “Frei Fernando trouxe da Bahia a imagem para Campos, que iniciou a devoção, mas em 1733 a festa começa, com a construção da capela primitiva no local onde está a igreja hoje, que passou por ampliação de 1854 a 1857. Aos poucos, essa devoção se expandiu por toda a cidade de Campos e Estado do Rio e se tornou uma das grandes festas religiosas, recebendo devotos de todo o Brasil”, explica.

O medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nos Jogos de Atenas em 2004, será a principal atração da Corrida de Santo Amaro, que acontece neste sábado, a partir das 8h. A prova é uma parceria entre a Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), e o Sesc RJ, com a participação de, aproximadamente, 150 atletas.

Programação
• Dia 15 de Janeiro:
– Missas: 00h, 1h30, 3h, 5h, 7h, 9h, 13h, 15h, 17h e 19h, na igreja de Santo Amaro.
A missa das 11h será presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco.
– Às 15h: Cavalhada

Romeiros celebram a conquista de concluir o Caminho de Santo Amaro:


Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: