Divulgação
Programação religiosa começa em Goitacazes
O distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, já vive o clima da Festa do Padroeiro. Nesta quinta-feira (06/12) se inicia o novenário, com missa às 19h30, celebrada pelo padre Antônio Marcelo, da Paróquia São Gonçalo, em Goitacazes. A programação religiosa vai até o dia 15, data dedicada ao santo, e quando acontece, também, a tradicional Cavalhada. O folguedo de origem portuguesa une fé e cultura e volta a acontecer após o cancelamento, no ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus. O espetáculo acontecerá com todos os cuidados sanitários.No dia 15, serão celebradas missas a partir da meia noite, para acolher os peregrinos que percorrem o Caminho de Santo Amaro, que soma mais de 40 quilômetros desde o Centro da cidade e se configura como uma expressão de fé que reúne centenas de fiéis. O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, destaca a festa de Santo Amaro como a mais importante da Baixada Campista e um “patrimônio cultural do Estado Fluminense, faz reavivar e celebrar um inestimável legado espiritual”.
“Em primeiro lugar, nos ensina que a fé, para o cristão, é um caminho. Por isso, os cristãos da primeira geração eram conhecidos como ‘os do caminho’, aqueles que seguiam uma pessoa que consideravam o Caminho. Santo Amaro evoca esta experiência pela longa travessia de Monte Casino a Glandfeuil, onde tomou posse da Abadia. Este empenho de fé e solidariedade tornou-o um homem mediador, de paz e reconciliação”, destacou Dom Roberto.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Dias 6 a 14 de janeiro
Novenário
Ladainha de Santo Amaro: 18h30
Santa Missa: 19h30
Dia 15 de janeiro
Missas: 0h00 1h30, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. A missa das 11h será presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco.
Cavalhada: 15h
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário