sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Ações da Sema coíbem degradação em mangue e chiqueiro em perímetro urbano

Duas fiscalizações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), em conjunto com outros órgãos, foram realizadas nesta semana, coibindo degradação em área de mangue, além de criação de porcos em perímetro urbano. As ações aconteceram em Barra do Itabapoana e no bairro Macuco.

Após denúncias anônimas de corte ilegal de vegetação de mangue com a utilização de motosserra, em Barra do Itabapoana, a Sema solicitou apoio à Polícia Militar (PM), enviando ao local agentes da Guarda Ambiental (GAM) e da equipe de fiscalização da secretaria.

“Um grupo, que estava cortando a vegetação, ao avistar de longe a nossa chegada, saiu correndo e conseguiu fugir. Encontramos troncos cortados estrategicamente colocados em cima de árvores para depois serem levados de barco. Retiramos o material e providenciamos o descarte correto”, revelou a secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati.

Já no Macuco, a ação conjunta teve a participação também da GAM, Vigilância Sanitária (Visa) e Departamento de Postura. Moradores do bairro denunciaram os transtornos provocados pelo mau cheiro e a sujeira em decorrência de uma criação de porcos numa residência.

“A proprietária dos porcos foi notificada e recebeu um prazo de 15 dias para retirar os animais do imóvel. Em SFI existe a proibição de chiqueiro em área urbana, conforme o Decreto Lei nº 214 de 17/07/75, a Lei Complementar nº 01 de 10/10/06 e o Código de Postura Municipal”, explicou a secretária.




Nenhum comentário: