sábado, 12 de fevereiro de 2022

Firjan destaca a concessão conjunta do Galeão e Santos Dumont, mas alerta para a necessidade de ações imediatas

Federação das Indústrias do Rio de Janeiro diz ser necessária a celeridade no processo de concessão e o reequilíbrio das operações entre os dois terminais

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) considera positiva a realização da concessão conjunta dos terminais aeroportuários da cidade do Rio de Janeiro, já que os dois constituem um sistema multiaeroportos, atendendo a uma mesma região - a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A operação coordenada entre o Galeão/Tom Jobim e o Santos Dumont está em consonância com o que a federação vem propondo nos últimos anos ao governo federal e defende na nota técnica “Sistema Multiaeroportos do Rio de Janeiro”, produzida em 2021.

A Firjan destaca, no entanto, a necessidade da celeridade no processo de concessão dos dois terminais; e, durante o período de estruturação do novo edital, a necessidade de implementação de medidas para reequilibrar a conectividade do aeroporto internacional. A competição desenfreada entre os dois terminais cariocas ocasiona perdas profundas para a economia fluminense, em especial para o transporte de cargas.

Conforme o estudo, o aumento do número de voos no Galeão/Tom Jobim é fundamental para a consolidação do hub aéreo do Rio de Janeiro, aumentando a competitividade, promovendo a redução do frete aéreo na cidade, além de propiciar acréscimo de 0,6% no PIB fluminense por ano (R$ 4,5 bilhões).

Acesse a nota técnica “Sistema Multiaeroportos do Rio de Janeiro” no link

https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sistema-multiaeroportos-do-rio-de-janeiro-1.htm

Naiara Rentes
Assessora de Imprensa

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