Após São Francisco de Itabapoana (SFI) ser um dos 44 municípios contemplados com o “Fortalecimento do Artesanato Fluminense”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) recebeu nesta semana assessores e arquitetos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), responsáveis pelo programa. O acordo de cooperação técnica tem previsão de investir R$ 15 milhões no setor.
“Participamos de uma reunião com a presença do diretor do Departamento de Cultura, Carlos Salvador, e do assessor de Projetos, Carlos Júnior, ambos da SMEC. A equipe da Uerj e da Secec-RJ realizou uma visita técnica nas instalações do Cine Teatro, que será objeto de conclusão das obras previstas”, ressaltou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana.
De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Gustavo Siqueira, o trabalho envolve ações de pesquisa e extensão. “A ideia é fomentar feiras de artesanato e subsidiar cursos de formação. Neste primeiro momento, o projeto vai mapear as necessidades locais, ouvir as demandas de artesãos que precisam retomar essa atividade tão abalada pela pandemia. Numa segunda etapa, vamos suprir essas necessidades e atuar na capacitação, seja para o mercado digital, contribuindo na divulgação dos produtos, seja para a organização de feiras e eventos”, afirmou.
Estiveram presentes ainda na visita à SMEC a coordenadora executiva do projeto, Aline Mendes; a gerente de projetos do programa, Maria Gabriela; além de assessores, supervisores e produtores da Secec-RJ.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância das ações em conjunto com o Governo do Estado, demonstrando gratidão. “Agradeço ao governador Cláudio Castro, através da Uerj e da Secec-RJ pelo nosso município ter sido contemplado com o Programa Fortalecimento do Artesanato Fluminense. Tenho certeza de que vamos colher bons frutos com mais esta parceria”, revelou otimista a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário