Após denúncia anônima, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) apreenderam madeiras de mangue preto (Avicennia schaueriana). O material estava nas imediações da Igreja Católica de Barra do Itabapoana e segundo o denunciante, seria utilizado para a construção de um cais.
“Nossa equipe esteve em Barra para averiguar a veracidade da informação, encontrando as madeiras cortadas, no entanto, o infrator não se encontrava no local. Além da irregularidade de cortar o material do mangue, a eventual construção do cais também aparentemente não tinha autorização dos órgãos ambientais”, ressaltou a secretária da pasta, Luciana Soffiati, acrescentando:
“Vale ressaltar que os manguezais são importantes berçários da natureza para animais marinhos, alguns deles que estão ameaçados de extinção. Cortar as madeiras dos mangues provoca um desequilíbrio e pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente”.
Denúncias sobre crimes ambientais no município podem ser realizadas por intermédio do telefone da Guarda Ambiental (GAM), (22) 9.8161-6713, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, serviço que funciona 24h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário