terça-feira, 15 de março de 2022

Ação da Sema apreende em Barra madeira cortada de mangue

 

Após denúncia anônima, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) apreenderam madeiras de mangue preto (Avicennia schaueriana). O material estava nas imediações da Igreja Católica de Barra do Itabapoana e segundo o denunciante, seria utilizado para a construção de um cais.
“Nossa equipe esteve em Barra para averiguar a veracidade da informação, encontrando as madeiras cortadas, no entanto, o infrator não se encontrava no local. Além da irregularidade de cortar o material do mangue, a eventual construção do cais também aparentemente não tinha autorização dos órgãos ambientais”, ressaltou a secretária da pasta, Luciana Soffiati, acrescentando:

“Vale ressaltar que os manguezais são importantes berçários da natureza para animais marinhos, alguns deles que estão ameaçados de extinção. Cortar as madeiras dos mangues provoca um desequilíbrio e pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente”.

Denúncias sobre crimes ambientais no município podem ser realizadas por intermédio do telefone da Guarda Ambiental (GAM), (22) 9.8161-6713, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, serviço que funciona 24h.


Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: