O primeiro caso ocorreu à margem da rodovia estadual RJ-224, por volta das 18h, entre a localidade de Santa Rita e a sede da prefeitura. Uma equipe da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) avistou o fogo durante um patrulhamento de rotina e acionou a Defesa Civil, ambos os órgãos subordinados à Secretaria de Segurança, Ordem Pública (Sesep), que entrou em contato com a Guarda Ambiental (GAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Os agentes utilizaram abafadores durante aproximadamente meia hora, conseguindo controlar o incêndio, considerado de média proporção.
Logo depois, mais um foco de fogo, o de maior proporção, na localidade de Guriri, que atingiu a vegetação à margem da rodovia, além dos coqueirais. O Corpo de Bombeiro precisou ser acionado e até que as equipes chegassem, uma força-tarefa composta pela GAM, Defesa Civil, Emtransfi, Guarda Civil Municipal (GCM) e secretarias municipais de Transporte, Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, iniciou o combate às chamas.
Foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água de caminhões-pipa enviados pela Secretaria de Transporte, além da água das viaturas de combate a incêndio do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), para apagar o fogo, ação que levou três horas de trabalho intenso.
O terceiro e último caso ocorreu à margem da RJ-196, nas imediações da Pousada Tropical, em Santa Clara. Um incêndio de proporção grande, mas de menor intensidade do que o anterior, exigiu a atuação das mesmas equipes que estavam em Guriri. A Secretaria de Transporte também gastou cerca de 10 mil litros de água. Apesar de a área atingida ter sido grande e de difícil acesso devido à mata fechada de restinga adentrando para a faixa de areia da praia, após quase três horas, o fogo foi controlado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário