terça-feira, 8 de março de 2022

Alunos de 5 a 11 anos retornam às salas de aula em Campos

Após quase dois anos afastados das escolas, alunos comemoram reencontro com amigos e professores


(Fotos: JTV)

A manhã desta segunda-feira (7) marcou o retorno às salas de aula dos estudantes de 5 a 11 anos em Campos. Para os alunos cujos pais haviam optado por permanecer no modelo remoto e não aderir ao ensino híbrido, essa é a primeira oportunidade de estar no ambiente escolar e rever amigos e professores em quase dois anos. Nas escolas da rede municipal, o movimento foi intenso e as crianças demonstravam ansiedade por retornar à antiga rotina de antes da pandemia de Covid-19.

Natália da Costa é mãe de Liryohanna, de 11 anos. Ela conta que a filha estava contando os dias para retornar e diz acreditar que a volta à escola seja importante “muito importante para dar continuidade ao aprendizado das crianças”.

“Orientei sobre a máscara, que só pode retirar na hora do lanche, sobre a utilização do álcool em gel e sobre o distanciamento, além dela estar vacinada. A vida precisa seguir”, diz a mãe.

Liryohanna, por sua vez, mesmo de máscara, era só sorrisos. De mochila nova e toda arrumada para o primeiro dia de aula, ela conta que não conseguiu dormir a noite, de tanta ansiedade pelo tão esperado dia do retorno.

Segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a rede está preparada para receber os cerca de 50 mil alunos. Ele também relata que o Município está concluindo o planejamento para a implantação de ensino integral, iniciando pelas escolas do interior. Para o secretário, o avanço da vacinação das crianças de 5 a 11 anos foi fundamental para a volta dessas crianças ao ambiente escolar.

Marcelo Feres, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos

Com relação às 24 escolas que ainda necessitam de reforma urgente, Marcelo Féres informou que as crianças estão sendo realocadas e que não haverá prejuízo dos dias letivos.

A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia elaborou um Plano de Retomada das Aulas Presenciais. A cartilha tem o objetivo de subsidiar os atos do Poder Executivo e nortear os planejamentos e ações nas unidades de ensino. No documento constam orientações de procedimentos das unidades escolares, desde a acolhida dos alunos, até orientações sobre equipamentos de proteção individuais para os funcionários. Na cartilha também consta a informação de que o ensino remoto deve continuar sendo disponibilizado em casos excepcionais, quando o aluno, com comprovação de atestado médico, tenha indicação de não retornar ao ambiente escolar.

Os alunos da faixa etária de 5 a 11 anos só retornaram às salas nesta segunda por força de um decreto da Prefeitura Municipal de Campos, que fixou a volta para este dia.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: