sexta-feira, 4 de março de 2022

Alunos do 5º ao 9º ano retornam às aulas presenciais e Educação elabora Plano de Retomada

Cartilha orienta profissionais sobre as normas para prevenção à Covid-19 no ambiente escolar


(Fotos: Silvana Rust)

O retorno presencial dos alunos do 5º ao 9º ano em Campos acontece na próxima segunda-feira (7). A secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) elaborou o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. A cartilha tem o objetivo de subsidiar os atos do Poder Executivo e nortear os planejamentos e ações nas unidades de ensino. No documento constam orientações de procedimentos das unidades escolares, desde a acolhida dos alunos, até orientações sobre equipamentos de proteção individuais para os funcionários.

Na cartilha também consta a informação de que o ensino remoto deve continuar sendo disponibilizado em casos excepcionais, quando o aluno, com comprovação de atestado médico, tenha indicação de não retornar ao ambiente escolar.

As instituições públicas e privadas também estão orientadas a solicitar o comprovante de vacinação dos professores, trabalhadores e alunos. “Essa exigência poderá ser realizada apenas uma vez, desde que estejam com as doses mínimas comprovadas e que o estabelecimento tenha esse controle de quem já apresentou o cartão e está apto a adentrar ao estabelecimento”, diz o documento.

As escolas também estão sendo orientadas a realizar atendimentos de pais e responsáveis por meio de agendamento, sendo uma pessoa por vez. Os pais e responsáveis serão orientados a não levar a criança para a escola caso ela tenha sintomas gripais e também a comunicar a escola casos de infecções pela Covid-19. Em caso de casos comprovados da doença dentro do ambientes escolar, as aulas serão suspensas.


De acordo com o secretário Marcelo Feres, o Plano apresenta diretrizes detalhadas concebidas com visão multidisciplinar e intersetorial (público e privado), diálogo entre a Seduct, a secretaria municipal de Saúde e demais setores da sociedade civil organizada, representados por membros eletivos de Comissão Especial para Elaboração do Plano.

“As medidas estabelecidas neste Manual visam orientar sobre as aulas presenciais para o ano letivo de 2022 em todos os níveis educacionais, que poderão atingir 100% da capacidade física da unidade de ensino, desde que obedecida a situação epidemiológica e os protocolos sanitários. O documento também visa nortear e orientar os gestores de todas as instituições de ensino, públicas e privadas, professores e demais trabalhadores da educação, pais, os alunos, toda a comunidade escolar, além dos demais interessados sobre a continuidade do cumprimento das medidas sanitárias excepcionais de enfrentamento à Pandemia do SARS-CoV-2, agente causador da Covid-19 e outras síndromes respiratórias, no retorno gradual e seguro às aulas presenciais”, afirmou Marcelo.

A ocorrência de caso de covid-19 deverá seguir os trâmites de notificação e adotar ações conforme as seguintes situações:

Situação 1 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos convivam na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas.

O que deverá ser feito? As aulas presenciais nesta sala serão suspensas por uma semana (7 22 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.


Situação 2 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas no mesmo turno escolar:

O que deverá ser feito? As aulas presenciais do turno escolar serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.

Situação 3 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas em outros turnos:

O que deverá ser feito? As aulas presenciais na instituição ou unidade de ensino serão suspensas por uma semana (7 dias); e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.


Situação 4 – Ocorrência de professor confirmado no qual os envolvidos convivam na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas.

O que deverá ser feito? O professor deverá ser afastado por uma semana (7 dias) e as aulas presenciais nesta sala poderão ser mantidas por meio de professor substituto e todos contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.

O Jornal Terceira Via questionou a Prefeitura de Campos sobre qual o procedimento os funcionários das escolas devem adotar a respeito dos alunos que já estão na faixa etária da vacinação e que ainda não foram imunizados e aguarda resposta.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: