quarta-feira, 16 de março de 2022

Jovem denuncia que bueiro no qual caiu há quase um mês continua aberto em Ponta da Lama

Laysa Silva, de 18 anos, teve um ferimento profundo na perna, que infeccionou dias depois
(Foto: reprodução)

Laysa Silva, de 18 anos, fez uma denúncia ao Jornal Terceira Via de um bueiro aberto na Rua João Crap, na localidade Ponta da Lama, em Campos dos Goytacazes. A jovem relata que caiu no bueiro e teve um ferimento profundo na perna, na noite do dia 27 de fevereiro, enquanto passava pela rua que, segundo ela, estava sem iluminação nenhuma. Além disso, Laysa diz que não teve um bom atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), ocasionando em complicações no ferimento. A Prefeitura se justificou e informou que medidas serão tomadas.

“Foi um real desespero. Nunca passei por algo assim, porque sempre tive muita cautela. Eu realmente não vi o bueiro, porque estava escuro, a noite e a tampa estava quebrada. Ainda está, inclusive. Além disso, onde eu moro, infelizmente, os recursos de saúde são muito baixos. A minha sorte foi meu irmão me socorrer e me levar a UPH de Ururaí, onde me encaminharam para o Ferreira Machado”, conta.

De acordo com Laysa, o atendimento no hospital foi ruim desde o momento em que desceu da ambulância. “Fiquei muito tempo aguardando ser atendida. Depois limparam o machucado com soro, não fizeram raspagem e não fizeram raio-x. Infelizmente, dá para ver pelas fotos que não foi um machucado leve. Eles deveriam ter feito uma raspagem, principalmente pelo lugar em que caí, um bueiro, com muita bactéria e sujeira”, fala.

A jovem ainda complementa: ” Me deram 14 pontos e aplicaram uma antitetânica. Somente. E me mandaram para casa, sem nenhuma orientação de limpeza ou receituário de medicação. Apenas disseram pra trocar o curativo todos os dias e lavar com água abundante e sabão. E eu fiz. Mas comecei a observar que estava necrosando a minha carne e saindo muito pus, junto de sangue”, explica.

Laysa conta que decidiu procurar outro hospital para avaliação. “Foi quando minha família me levou para o Hospital de Ururaí, que não tenho do que reclamar. São muito atenciosos. Chegando lá, todos que viram a minha perna entraram em desespero, porque o caso era sério. O médico que me atendeu disse que eu corria muito o risco de perder a minha perna. Dizendo ele, os cuidados começaram errados desde o Ferreira Machado. Ele então cuidou do local, me passou medicações e orientações. Hoje estou fazendo um tratamento no Hospital São José, em Goytacazes, estou me recuperando, mas ainda está sendo um sofrimento “, desabafa.

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes informou, por meio de nota, que medidas estão sendo tomadas quanto a iluminação e fechamento dos bueiros na localidades. “A Secretaria de Serviços Públicos está atuando em Ponta da Lama desde sexta-feira, com dois caminhões trocando as lâmpadas queimadas dos dois lados da BR-101. Na segunda-feira, a equipe continuou na localidade, atendendo às solicitações de troca de lâmpadas enviadas à Subsecretaria de Iluminação Pública pelo telefone 98175.0931 ou WhatsApp (22) 98126.0880. Já a Secretaria de Obras e Infraestrutura informa que a licitação para a compra das caixas ralos foi concluída, faltando apenas a assinatura da empresa para começar a colocação dos tampos. Ponta da Lama está na listagem para atendimento”, disse.

Quanto ao tratamento no HFM, a Prefeitura informou que as complicações surgiram em decorrência da característica da lesão. “A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que a paciente foi prontamente atendida no Hospital Ferreira Machado (HFM), tendo sido realizados os procedimentos usuais como assepsia, sutura da lesão cutânea e curativos. Porém, devido às características da lesão, que apresentava grande área de corte, o suprimento sanguíneo da região foi afetado. A paciente está sendo atendida no ambulatório de curativos do Hospital São José (HSJ) e de acordo com a evolução, a qualquer momento, poderá contar com o acompanhamento da equipe de cirurgia plástica do HFM”, disse por meio de nota.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: