quinta-feira, 10 de março de 2022

‘Mulheres na Indústria do NF’ e ‘Mulheres do Brasil’ debatem a atuação feminina no mercado de trabalho

Representantes da Firjan e do Porto Açu estarão presentes ao encontro, que marca um ano de criação do grupo Mulheres na Indústria do Norte Fluminense

O grupo Mulheres na Indústria do Norte Fluminense, juntamente com o Mulheres do Brasil-Campos, reúne um time de peso para discutir “O posicionamento da mulher no novo mercado de trabalho”. O evento acontece na próxima terça-feira (15/03), às 17h30, em formato híbrido – on-line e na sede da Firjan Norte Fluminense –, em comemoração a um ano de criação do grupo formado pelas industriais da região.

“Esse período ajudou a estimular o espírito empreendedor de muitas conterrâneas, ao ponto de termos atraído empresárias de outras cidades. Isso demonstra o quanto as mulheres estão buscando o seu lugar na sociedade. Fortalecendo a presença feminina e incentivando o empreendedorismo, estamos também contribuindo com o fortalecimento da indústria norte fluminense e com o desenvolvimento regional”, disse Monalisa Crespo, idealizadora do grupo e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Campos (Sindvest).

As palestras serão feitas por representantes de instituições como o Porto do Açu e a própria Firjan, além do grupo Mulheres do Brasil, que tem como objetivo buscar formas de ajudar a inserir o protagonismo feminino na sociedade brasileira.

“Segundo um estudo da ONU, quando o poder de decisão está em mãos femininas, há mais cuidado com as pessoas ao redor. A mulher tem características como o acolhimento, que impacta nos resultados de suas escolhas. E assim a sociedade cresce de forma mais igualitária”, destacou Paula Alexandrisky, especialista em gestão de pessoas e líder do grupo Mulheres do Brasil-Campos.

Já Myriam Marques, gerente geral de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional da Firjan, vai mostrar como a ascensão da liderança feminina é um imperativo inevitável e importante em todo o mundo.

“Vários estudos revelam os benefícios, como por exemplo, um realizado pela consultoria americana McKinsey com mais de 700 empresas da América Latina, que mostra como as organizações que têm pelo menos uma mulher na equipe executiva são mais lucrativas e têm mais chance de crescimento. Vou trazer ainda uma discussão da Liderança Shakit, um modelo de gestão poderoso e prático que busca restaurar o equilíbrio e promover a evolução”, concluiu.

Além delas, Lucíola Marçal, coordenadora de relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, vai falar sobre sua experiência no mercado de trabalho, e destacou o orgulho em fazer parte do grupo.

“Há muito o que avançar, e espaços como este trazem diversas oportunidades de troca e união. Queremos e trabalhamos para colocar em prática ações positivas, e com isso buscamos alcançar outras mulheres que comungam dos mesmos anseios”, disse Lucíola.

O grupo Mulheres na Indústria do Norte Fluminense busca valorizar e incentivar a inserção feminina nas indústrias, e neste primeiro ano realizou uma série de cursos de capacitação, de conscientização e campanhas de solidariedade. Atualmente, apenas um e cada quatro profissionais são do sexo feminino, segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O segmento que mais emprega mão de obra feminina é o de confecções e artigos do vestuário, com 75% da força de trabalho. Outro dado que chama a atenção é o avanço do gênero feminino em setores historicamente dominados por homens, como na indústria extrativa mineral e na construção civil.

O encontro acontece na Representação Regional da Firjan Norte Fluminense, onde as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever no link https://bit.ly/3vXteGm ou entrar em contato pelo telefone: (22) 99731-0428. Já quem optar por assistir de forma on-line, a transmissão acontece por meio da plataforma Teams, no link: https://bityli.com/bbXSS.

Programação:

17:30h – Welcome Coffee

18:00h – Abertura – Monalisa Crespo (Coordenadora Grupo Mulheres na Indústria Norte Fluminense)

18:20h – Início do Debate - Convidadas

19:30h - Encerramento

Endereço: Rua Bruno de Azevedo, 37- Parque Tamandaré – Campos dos Goytacazes (Prédio da Firjan na Pero de Góis).
Fonte; Firjan

Nenhum comentário: