Pelo menos oito pessoas foram beneficiadas com fígado, rins e córneas em transplantes feitos na capital fluminense
A quarta-feira de cinzas começou com um gesto de amor ao próximo. A família de uma mulher de 46 anos, residente no município de São Fidélis, que sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico autorizou a captação de órgãos que vai beneficiar pelo menos cinco pessoas. “A família autorizou a captação do máximo de órgãos para salvar o maior número de pessoas. A paciente, em vida, já tinha doado um rim para o pai. Agora, a família autorizou a captação do outro rim, fígado, córneas e músculo”, disse o psicólogo do NF Transplantes, Luiz Cosmelli.
Ainda segundo o psicólogo, a captação está em andamento. A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) continua fazendo o trabalho e avalia, ainda, a possibilidade de captar pele, ossos e tendões que, se for possível, será um marco, pois são transplantes muito raros”, disse Cosmelli.
A equipe do NF Transplantes, que funciona no Hospital Ferreira Machado, em Campos, informou que esta é a terceira captação de órgãos deste ano. O trabalho mobilizou mais uma vez a equipe da Secretaria de Saúde , que íntegra o Programa Estadual de Transplantes ( PET) e a equipe de captação que veio do Rio de Janeiro para fazer o trabalho. Enquanto isto, os pacientes receptores aguardam no Hospital do Andaraí e o Hospital Federal de Bonsucesso, na capital fluminense.
De acordo com Cosmelli, este ano três mulheres foram doadoras de órgãos, que beneficiaram no mínimo oito pacientes. ” Temos observado que a cada ano vem aumentando o número de famílias que autorizam a captação de órgãos. Em 2021, o NF Transplantes de Campos mobilizou as famílias de vítimas, proporcionando a captação de 16 rins, 10 córneas e 6 fígados”.
No último sábado (26), a equipe de captação de órgãos do Rio de Janeiro veio a Campos promover a retirada de um fígado e dois rins de uma paciente no Hospital Ferreira Machado. (Veja mais aqui)
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário