quarta-feira, 2 de março de 2022

PET capta rins e fígado em Campos para transplante de pacientes no Rio de Janeiro

Divulgação

Operação de captação durou apenas cinco horas

Três pessoas no Rio de Janeiro foram beneficiadas com órgãos captados em Campos neste fim de semana. A operação para captação de dois rins e um fígado aconteceu no sábado (26) e mobilizou as equipes do Programa Estadual de transplantes (PET) e da Superintendência de Operações Aéreas do Estado (SOAEr), que em cinco horas conseguiram viabilizar todo o procedimento e levar os órgãos até os pacientes que estão internados no Hospital Federal de Bonsucesso e no Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro.

“Em cinco anos já realizamos transporte de mais de 400 órgãos, em 600 horas de voo. A captação é uma luta contra o tempo. É preciso que haja velocidade para que o órgão chegue no menor tempo possível e favoreça o sucesso do procedimento”, diz o Tenente Coronel Bombeiro Militar Rodrigo Medina, responsável pela SOAEr.

Para ser doador de órgãos basta avisar aos familiares que você tem a intenção de ajudar as outras pessoas. O PET tem a capacidade de realizar mais transplantes, mas necessita do sim das famílias.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário: