quarta-feira, 23 de março de 2022

São João da Barra torna facultativo o uso de máscaras e Macaé estende flexibilização para ambientes fechados

Município zerou as internações em decorrência da covid-19

(Foto: Reprodução)

São João da Barra desobriga o uso de máscara facial em locais abertos e fechados. A decisão consta em Decreto Municipal publicado nesta terça-feira, 22, (aqui) e ocorre em decorrência da queda na média diária de casos, da baixa ocupação de leitos clínicos e de UTI, ao avanço da vacinação e redução do número de óbitos pela Covid-19 no município.

A exceção em relação ao uso da máscara é para unidades de saúde, que segue obrigatório. A recomendação é que ela seja utilizada nas escolas, em ambientes fechados com pouca ventilação e por pacientes com sintomas respiratórios.

O decreto atualiza também outras medidas relacionadas ao enfrentamento à pandemia. Fica permitida a realização de atividades religiosas (cultos e missas), antes com restrição de 50%, desde que em espaço arejado, com janelas e portas abertas, sempre que possível, e álcool 70% disponível em locais estratégicos.

A realização de eventos em geral, funcionamento de instituições financeiras e estabelecimentos comerciais, em especial bares, lanchonetes, restaurantes e afins devem seguir normas como: manutenção de locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionado limpos; se possível, manter ao menos uma janela externa aberta, contribuindo para a renovação do ar; fazer manutenção da limpeza dos instrumentos/ambientes de trabalho e álcool 70% disponível.

O transporte coletivo de passageiros, incluindo ônibus e micro-ônibus, vans, topiques, taxis e afins, deverá operar com ocupação limitada ao número máximo de assentos. Para os veículos que são permitidos passageiros em pé, fica limitado um por metro quadrado. Devem ser mantidos os protocolos de higienização nos assentos e barras e que em cada veículo seja disponibilizado álcool 70% para utilização dos passageiros e funcionários.

Todos os servidores da administração municipal direta ou indireta afastados em razão de pertencerem ao grupo de risco, inclusive os que exerciam as atividades em home office, deverão retornar ao trabalho presencial.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no sábado, 19, São João da Barra registrou novos 15 casos de Covid-19 na última semana e zerou as internações em decorrência da doença. São 21 casos suspeitos e o último óbito foi registrado em boletim extra no dia 14 de fevereiro.

O Município tem 91,6% da população com o esquema vacinal primário completo (segunda dose ou dose única) e 43,6% com a dose de reforço. No público acima de 18 anos, o índice de vacinação com a dose de reforço é de 56,4%.

Macaé estende flexibilização para ambientes fechados
Após zerar a ocupação de pacientes em leitos de enfermaria e CTI da Covid-19, reduzir pela metade a taxa de positividade de novos casos da doença e alcançar 68% da população vacinada com duas doses e dose única, Macaé desobriga o uso de máscaras em locais fechados de acordo com o decreto 66/2022 assinado pelo prefeito Welberth Rezende e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (23).

“Avaliamos os indicadores, ouvimos os especialistas e investimos na vacinação. Chegamos ao cenário que nos permite adotar medidas de flexibilização no uso das máscaras, mantendo a vigilância e monitoramento. Acreditamos que estamos em uma nova fase, graças aos esforços dos profissionais da Saúde que seguem no enfrentamento à pandemia”, destaca o prefeito.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: