terça-feira, 12 de abril de 2022

Campos zera internações em leitos clínicos da covid-19

Município agora está da Fase Branca do Plano de Retomada
(Foto: JTV)

Campos não tem mais pacientes internados em leitos clínicos de covid-19. A informação foi divulgada pelo subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury na manhã desta terça-feira (12), durante a reunião do Gabinete de Crise da covid-19, no auditório da Prefeitura de Campos. Nos leitos de UTI covid, 7% das vagas permanecem ocupadas.

“Comparando 12 de abril de 2021 a 12 de abril de 2022, temos um estágio completamente diferente. No ano passado nessa data tínhamos quase 100% dos leitos ocupados e fila de espera, hoje temos os leitos zerados. A diferença foi a vacina. Por isso faço o apelo para a população se vacinar, a vacina protege e é segura, já está comprovado” diz o subsecretário.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano ressaltou a importância de terem sido adotadas medidas restritivas no momento mais crítico da pandemia. “Não tenho nenhuma dúvida que os resultados alcançados vieram das medidas tomadas pela cidade durante a Pandemia, todas elas tomadas com respaldo da ciência e das equipes técnicas”, disse Hirano.

Charbell Kury creditou o novo momento a vacina. E reforçou que a 3ª e 4ª doses são essenciais. Ele também informou que 80% da população já foi imunizada com a 1ª dose, 73% com a segunda e 37ª com a dose de reforço.

O município agora está na Fase Branca do Plano de Retomada.

Vacinação infantil

Charbell e Hirano também reforçaram a necessidade de vacinar as crianças e informou que a Saúde vai instruir as escolas para que elas solicitem aos responsáveis pelos alunos os comprovantes de vacinação e no caso das crianças não vacinadas, será enviada uma listagem aos órgãos de proteção a criança, como o Ministério Público, para que possam ser adotadas as medidas cabíveis.

“Faço um apelo, vamos vacinar as nossas crianças. Se o apelo não é suficiente, vamos usar a legalidade, junto ao Ministério Público e conselho tutelar, está no Estatuto da Criança e do Adolescente que a vacinação é obrigatória. As vacinas estão autorizadas e recomendadas pelo Ministério da Saúde, a responsabilidade de vacinar as crianças são dos pais.” disse Paulo Hirano

Os secretários demonstraram preocupação com as crianças, visto que uma possível nova onda causada pela subvariante BA.2 atacaria o grupo que está mais frágil em relação a imunização, e hoje são é o grupo infantil.

Das 49 mil crianças em Campos, 27 mil estão vacinadas com a primeira dose e seis mil com a segunda.

Na reunião também foi anunciado que na quarta-feira (13) será inaugurado em Campos o Centro de Referência de Combate á Dengue e o Centro de tratamento para o pós covid-19, visando tratar as sequelas da doença.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: