sábado, 30 de abril de 2022

Centro de Referência de Campos confirma 10 casos de dengue em duas semanas

Especialista alerta para a necessidade de intensificar o combate ao mosquito transmissor

POR ALOYSIO BALBI

Centro de Referência de Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto (Foto: divulgação)

Em pouco mais de duas semanas de funcionamento, o Centro de Referência de Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, em Campos dos Goytacazes, registrou 10 casos de dengue e outros 10 suspeitos. Para o diretor do Centro, Luiz José de Souza, os números mostram que é preciso intensificar o combate ao mosquito vetor, o Aedes aegypti. De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos, o nível de infestação do transmissor está em 3,9%, quando o ideal seria de 1%. (Veja aqui)

Os casos positivos foram confirmados laboratorialmente, a partir da coleta de sangue de pessoas dos seguintes bairros: Parque Santa Rosa, Cidade Luz, Rio Branco, Jockey Club e Turfe-Clube.

“Não é um número alarmante, mas mostra a importância da reabertura do Centro de Referência. Estamos monitorando as ocorrências de casos e permitindo que o combate ao mosquito transmissor seja feito de forma precisa, para evitarmos o surto da doença”, disse o médico.

O especialista acrescenta que as pessoas com suspeita da doença devem fazer exames no Centro de Referência da Dengue, anexo aos Plantadores de Cana. Os sintomas clássicos são febre, dor de cabeça, prostração e pele avermelhada.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: