domingo, 24 de abril de 2022

Sarampo: profissionais de saúde e crianças devem se imunizar

Baixa procura por vacinas desde o início da pandemia deixa Prefeitura de Campos em alerta

POR CÍNTIA BARRETO
(Foto: divulgação)

A vacinação de rotina sofreu uma queda considerável nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 23 milhões de crianças perderam as vacinas básicas por meio dos serviços de vacinação de rotina em 2020, o que aponta uma queda nas taxas de imunização infantil na maioria dos países.

Em Campos, a situação não é diferente. Alerta com a situação, a Prefeitura organizou uma estratégia com o objetivo de mudar esse quadro.
“A adesão está abaixo do que esperamos, por isso, já adotamos outras medidas, como a busca ativa nas escolas. Temos equipes que cumprem um cronograma nas unidades no intuito de vacinar as crianças, mas, para isso, precisamos da autorização dos pais. Lembrando que também oferecemos as vacinas em nossas Unidades Básicas de Saúde”, informou o Diretor de Atenção Básica, o infectologista Rodrigo Carneiro.

Uma vacina que sempre é disponibilizada para as crianças pela rede municipal é a Tríplice Viral, a qual protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. O imunizante, neste momento, é ofertado também para profissionais da área de saúde, mas a procura ainda está abaixo do esperado, segundo o município. Situação essa semelhante nos anos anteriores, quando a cobertura vacinal da Tríplice Viral de 1ª dose foi de 63% em 2021 e de 52% em 2020. A 2ª dose nos últimos dois anos alcançou menos pessoas ainda: 42% em 2021 e 33% em 2020, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Campos.
Infectologista Rodrigo Carneiro (Foto: Carlos Grevi)

Segundo o infectologista, é necessário que toda população esteja com o seu cartão de vacina atualizado, principalmente as crianças: “O mais importante nesse período é a vacina de sarampo e também a de poliomielite, que são duas doenças que não temos registros na região há muito tempo e, claro, não queremos que elas retornem”.

O último caso de sarampo diagnosticado no município ocorreu em fevereiro de 2020. Mas a paciente era uma estudante de Medicina, proveniente de Resende, que estava de férias na cidade, quando descobriu o diagnóstico positivo para a doença. Entretanto, a preocupação hoje é que no Brasil o sarampo voltou a circular em algumas regiões.

Público-alvo e locais de imunização contra a Tríplice Viral em Campos:
Neste momento, a campanha de vacinação contra o sarampo é voltada para profissionais de saúde. Segundo a Prefeitura, quando a meta de imunizar 90% do público-alvo for atingida, a vacina deve ser disponibilizada para a população em geral. Por enquanto, a cobertura ainda está em torno de 50%.
O imunizante é destinado aos profissionais que atuam nos serviços públicos e privados, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios. A vacina está disponível no Automóvel Clube e no Guarus Plaza Shopping.
A Tríplice viral é oferecida o ano todo para crianças, pois está inclusa no calendário nacional de vacinação.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: