quarta-feira, 25 de maio de 2022

Acautelamento de armas começa a valer na Câmara Municipal de Campos

Duas armas de seguranças foram recolhidas para o cofre neste primeiro dia de funcionamento do reforço na segurança



Duas armas de fogo foram acauteladas neste primeiro dia de reforço na segurança da Câmara de Vereadores de Campos onde foi introduzido um cofre com capacidade de armazenagem de aproximadamente 20 armas para garantia da segurança do público. O processo para o acautelamento de armas começou no mês de março, quando foi observada uma movimentação exacerbada de armamento no local.

As armas acauteladas nesta terça-feira (24) foram de seguranças de parlamentares. Segundo o presidente da Casa, vereador Fábio Ribeiro, houve um pouco de resistência à medida. “Nem todos concordam com tudo. É uma novidade que, apesar de ter sido comunicada de que aconteceria, alguns ficam resistentes e isto é normal. Mas a regra está valendo”, disse.

Ribeiro explicou que este é um passo importante para o retorno do público ao plenário, suspenso desde fevereiro por causa dos ânimos acirrados entre situação e oposição que refletiu também na postura dos participantes. (Veja aqui). Ele lembra que é preciso ter o documento de porte de arma para circular na rua.


Logística

A entrada na Câmara ficará restrita ao saguão principal, onde há detector de metais e o cofre de acautelamento. O portador da arma, desmunicia o revólver ou a pistola que poderá ir para o cofre ou não, assina um documento e fica com um recibo para retirar a arma na saída, segundo explicação do superintendente administrativo da Câmara, Julio Eraldes.

Para este processo, os seguranças da casa passaram por um treinamento específico. Além disso, a empresa responsável pela segurança obedeceu a critérios legais e exigências da Polícia Federal para a implantação do método. Diante de uma fiscalização, se o dono da arma não tiver registro de porte, poderá ser autuado e preso.

“Estamos no período de adaptação e a partir da semana que vem poderemos abrir a sessão para o público, pois a casa é do povo”, afirmou Ribeiro. Com este reforço, a segurança da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal será reduzido.

 Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário: