domingo, 1 de maio de 2022

As belezas do Rio Interior

Sob o comando de Valdemy Braga, documentário irá promover o potencial turístico e cultural do interior do Estado do Rio

POR GABRIELA LESSA


Ar puro, riqueza natural, muita história, cultura e arte. Essa é a beleza do interior do Estado do Rio de Janeiro, firmado em raízes que cortam gerações e tem muito a mostrar, exaltar e ser apreciado. O documentário “Rio Interior”, produzido pela 3ª Via TV, nasceu a partir dessa proposta e tem o objetivo de apresentar ao mundo todo o potencial dessa região tão rica. Doze cidades foram escolhidas e cada uma delas será representada em um episódio, com alta produção e roteiro idealizado e apresentado pelo ator fidelense Valdemy Braga.

“Penso que o projeto nasceu naturalmente dessa paixão por cultura e arte. Reconheço todo potencial que tem o nosso interior fluminense. Morei muitos anos fora de São Fidélis, por conta de estudos e isso me permitiu identificar nossa identidade. Somos únicos e criativos. O passeio por costumes diferentes nos modifica, enriquece, mas traz também um lugar ímpar de identificação conosco. Essa atmosfera de paixão aliada à sensibilidade da 3ª Via TV não poderia produzir outra resposta, se não o desejo de sair para descobrir essas identidades, dando suporte ao divulgá-las, eco para suas manifestações e encorajamento para que permaneçam fortes e produtivas”, compartilha Valdemy.

O diretor do Sistema de Comunicação Terceira Via, Fábio Paes, explica que o projeto surgiu como forma de valorizar as cidades interioranas pouco conhecidas pela capital e população em geral. “É um documentário único aqui na região, super bem produzido e nós iremos visitar 12 cidades abordando temas de cultura, pontos turísticos, personagens, gastronomia, empreendedores e juntar tudo isso em forma de documentário. Um material que ficará, inclusive, disponibilizado para os governos e Assembleia Legislativa. Algo que valorizará bem essas cidades”, disse.

Ainda segundo Fábio Paes, a ideia é olhar para cada cidade nos detalhes e retratar o que há de melhor em cada uma delas, que são: Campos dos Goytacazes, São Fidelis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Santa Maria Madalena, Quissamã, Macaé, Cardoso Moreira, Natividade, Aperibé, Friburgo e Sumidouro.


Interior tem história
Valdemy Braga, nascido e criado no interior, demonstra afinidade com a abordagem do documentário “Rio Interior” e diz que este projeto vai além de uma aventura, pois há muito potencial para ser explorado.

“Cada cidade nos apresenta uma peculiaridade, cenário e estamos sensíveis a eles. Sensíveis e curiosos. Estamos nos descobrindo, nos experimentando. É um trabalho de exploração mesmo, mas sempre guiados pela ótica do cidadão local. Somos visitantes, forasteiros, mas abertos para conhecer cada realidade. Arte, cultura, turismo, gastronomia, empreendedorismo, navegamos corajosos por todas essas águas. É muita riqueza cultural”, fala o ator com emoção.

Para a gerente comercial do Terceira Via, Raísa Féres, o roteiro é único e de alta qualidade. “É um produto que nenhum outro meio de comunicação fez aqui na região e isso só demonstra o quanto priorizamos pela qualidade de conteúdo e de produto. Fora isso, mostra como temos profissionais qualificados e preparados para esse novo modelo que estamos produzindo”, disse.

Fábio Paes afirma que o público pode esperar por algo novo. “Será uma belíssima produção, feita por profissionais gabaritados, com cenas lindíssimas, que o público não conhece aqui na região, perto da gente. Teremos personagens incríveis, que falam um pouco da história dos municípios. O público irá se deliciar com esse documentário”, conta.


Segunda temporada em vista
As gravações da primeira temporada serão iniciadas na próxima semana, segundo Raísa Féres, com ponto de partida em São Fidélis, cidade natal do ator Valdemy Braga, que ficará à frente da apresentação do documentário. Com todo o roteiro preparado e pensado, a equipe já está pensando na próxima temporada.

“Assim que finalizarmos esta primeira temporada, escolheremos outra microrregião do Estado para documentar nesse mesmo sentido. Tenho certeza de que tudo o que será apresentado, a maioria das pessoas da região não conhece. O objetivo é levar isso ao público, ao mesmo tempo, regionalizar a nossa TV”, finaliza Fábio Paes.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário: