Após dois anos de espera, municípios do Norte e do Noroeste Fluminense voltam a promover os “arraiás”
Por João Marcos (Estagiário)
Festa Junina em São João da Barra (Arquivo)
Após dois anos suspensas, as Festas Juninas voltam em 2022 aos calendários de Prefeituras, instituições beneficentes e entidades públicas e privadas, graças à flexibilização das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Com junho às portas, moradores de Campos e outras cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense se preparam para tiram os chapéus de palha dos armários e celebrarem Santo Antônio, São Pedro e São João, enquanto se esquentam à beira das fogueiras e aproveitam as comidas e bebidas típicas do festejo popular.
A Prefeitura Municipal de Campos adiantou à reportagem do Terceira Via que está finalizando uma programação especial para o período junino, com eventos oficiais. Detalhes, porém, ainda não foram divulgados.
Em Farol de São Tomé, a Associação de Hotéis, Comércios e Similares do Farol (Ashcom) vai promover a sexta edição do Circuito Junino da praia campista. A programação vai se estender por 10 finais de semana, começando no dia 4 de junho e se encerrando em 6 de agosto.
Arthur Caetano, que é integrante da Ashcom, qualifica a volta do Circuito Junino após dois anos de pandemia do novo coronavírus como “um momento mágico”. Segundo ele, a projeção da entidade é de que as atividades programadas para a praia campista atraiam mil pessoas por dia, o que representa não só a retomada de uma tradição, mas também um estímulo à economia local. “Estes eventos ajudam o comércio de Farol a se manter nos meses de junho, julho e agosto, período em que nosso fluxo financeiro é o menor do ano”, diz.
Festa caipira em Quissamã (Arquivo)
Também acontece, este ano, na cidade, o retorno da já tradicional Rancheirada da Coesa, que chega à sua 43ª edição. Diretora da Coesa, que representa entidades assistenciais do Município, Rosa Morrison confirmou a volta ao Jornal Terceira Via e afirmou que acerta os detalhes finais. Nas últimas duas edições, ocorridas em 2018 e 2019, a Rancheirada aconteceu no estacionamento do Teatro Municipal Trianon.
Instituições de ensino privadas, como o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) e o Instituto Dom Bosco Campos, mais conhecido como Salesiano, também irão retomar seus arraiás. As festas acontecerão, respectivamente, nos dias 11 e 25 de junho. As programações oficiais deverão ser divulgadas nos próximos dias, afirmam as escolas.
Rancheirada em São Francisco de Itabapoana (Reprodução)
A direção do Censa informou à reportagem que “a expectativa é que tenhamos uma festa que celebre os estudos do folclore com a comunidade educativa”.
O Sesc Campos também vai sediar seu Circuito Junino, nos dias 24 e 25 de junho, com direito a comida típica, apresentação de quadrilha, caracterização junina e bandas de forró. Diretora da unidade, Débora Magalhães celebra a volta do evento presencial.
Festa capira do Sesc Campos (Reprodução)
“Nesses últimos dois anos, migramos grande parte da nossa programação para o ambiente virtual. Mas estamos muito felizes com a retomada das atividades presenciais, pois nenhuma plataforma tecnológica substitui o contato e o calor humano. Em especial em uma celebração tão tradicional como a festa junina”, diz.
Região
Outros municípios do Norte e do Noroeste Fluminenses também terão programação festiva no mês de junho. Cidades como São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã e Itaperuna não vão ficar de fora das celebrações dos santos populares. Confira abaixo as programações que foram repassadas para a reportagem do Jornal Terceira Via:
São Francisco de Itabapoana
A tradicional “Rancheirada da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)” está confirmada para julho. Além dos shows, haverá danças típicas das escolas e localidades, barracas com comidas juninas, praça de alimentação e diversas apresentações.
Prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos enxerga a Rancheirada como “uma oportunidade de promover um evento de lazer e entretenimento para os moradores do município e visitantes, bem como movimentar a economia local”.
São João da Barra
A Prefeitura de São João da Barra vai promover o tradicional Circuito Junino da cidade. A Festa reunirá os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. A data e o local serão divulgados em breve.
Quissamã
Já a Prefeitura de Quissamã está organizando a Festa Julina, que está prevista para ser realizada nos dias 8, 9 e 10 de julho. A programação e o local serão divulgados em junho. Paralelo a isso, também será realizado o Circuito Junino das escolas municipais, um evento que é tradicional da cidade, começando em 23 de junho, nas próprias unidades.
Itaperuna
Por fim, a Prefeitura de Itaperuna confirmou, por meio de sua assessoria, que irá realizar o evento, mas informou que “ainda está fechando os últimos detalhes antes de divulgar para o público”.
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário