Roberta Gomes é corredora de provas de longa distância desde 2018 e ainda concilia uma rotina como treinadora, professora, mãe e esposa
Roberta Gomes ficou em 5º lugar na Meia Maratona do Rio de Janeiro
Uma carreira de quatro anos e mais de 100 medalhas e troféus na bagagem. Este é o resumo profissional da atleta Roberta Gomes, campista de 42 anos, que tem se destacado em provas de corrida pelo Brasil. A última conquista foi realizar o sonho e correr no pelotão de elite da Maratona do Rio de Janeiro, na prova de meia maratona (21k), no dia 18 de junho de 2022, na Marina da Glória, capital fluminense.
O maior destaque, no entanto, não aparece. O desafio dos treinos, a luta para se superar no tempo, o respeito aos prazos de recuperação, a dedicação na alimentação e uma vitória após um baque na saúde. Além disso, Roberta ainda trabalha em quatro empregos, é casada e mãe. O dia começa cedo, às 4h30 levanta para treinar corrida e força (musculação). Atualmente faz cinco treinos por semana. Depois, treina cerca de 30 alunos corredores, dá aula prática e teórica de educação física em duas escolas e é personal trainer em academias. “É uma rotina puxada, mas vale a pena”, afirma.
Como tudo começou
Roberta vivia no mundo da dança e conta que tinha mania de magreza. Para perder peso rápido, corria. “Não gostava de ver as gordurinhas pulando para fora do colã de balé. Mas corria sem compromisso. Em 2018 comecei a treinar profissionalmente e comecei a gostar porque me sentia muito bem e já trabalhava na área. Foi quando comecei a fazer vários cursos e a competir em provas de rua. A primeira que ganhei foi em um percurso de 5 quilômetros, na praia do Farol de São Thomé, em um evento esportivo organizado pela Prefeitura de Campos”, lembra.
Depois disso, mais vitórias no currículo, sempre na principal categoria de geral, variando entre o primeiro e o segundo lugar. Roberta passou a disputar provas em outros estados, como São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Só em 2018, ela participou de 26 provas. “Essa vocação foi se confirmando dentro de mim e passei a enxergar um potencial que não tinha descoberto antes”, falou.
Principais conquistas de Roberta
Principais competições
Entre os campeonatos, participou de dois internacionais, embora dentro do Brasil. Seu maior percurso foi uma maratona (42 quilômetros). Em 2022 correu e ganhou medalhas de ouro nos campeonatos Sulamericano e MercoSul.
No dia 18 de junho de 2022 ficou no quinto lugar da meia maratona do Rio de Janeiro, após largar no pelotão de elite. “Sonhava com esta conquista. Comecei sonhando em ser atleta de elite da Maratona do Rio, me inscrevi, apresentei meu currículo e semanas antes da corrida, recebi uma carta-convite irrecusável para me tornar elite”, comemora.
A rotina de Roberta passa por um cuidado multidisciplinar: médico do esporte, fisioterapeuta e nutricionista para melhorar os rendimentos. Além disso, seu treinador é Lázaro Velazquez, cubano que mora em Caxias do Sul há 20 anos e treinador de elite. “Embora eu seja profissional de educação física, preciso ter um treinador profissional para me desafiar, pois é comum que os atletas se auto-sabotem quando treinam sozinhos”, conta.
Mas não foi sempre assim, Roberta lembra que ficou doente enquanto treinava para provas importantes. “Não estava cercada por estes profissionais. Achei que podia manter uma rotina alimentar sem acompanhamento, mas não deu muito certo. Tive anemia grave, insônia e não rendia como precisava. Mas isto ficou no passado”, diz.
Roberta Gomes
Desafios
Com índice para correr a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, em 2019, não pode viajar por falta de patrocínio. “Hoje tenho apoio de uma marca esportiva consagrada que, embora não pague dinheiro, recebo produtos de qualidades excelentes para competir. E continuo sonhando em poder participar de provas fora do país”, declarou.
Terceira Via/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário