quarta-feira, 8 de junho de 2022

Bairros de Campos recebem “carro fumacê” de combate ao mosquito da dengue

Aplicação do inseticida acontece durante toda a semana com participação dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses

“Carro fumacê” usado por profissionais de saúde e do CCZ de Campos (Reprodução)

Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começou na segunda-feira (6) a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como carro fumacê, para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Nesta quarta-feira (8), agentes estão nos bairros Pq. Guarus, Pq. Julião Nogueira e Pq. Maria de Queiroz, Residencial da Lapa, Barão do Rio Branco, Pq. Alvorada, Pq. Riachuelo, Pq. Oliveira Botelho e Chácara João Ferreira.

A ação, que vai durar cerca de 40 dias, é uma parceria com o Governo do Estado que fez a cessão de dois veículos —caminhonetes com máquinas acopladas— e sete técnicos que juntamente com a coordenação do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV) do CCZ mapearam todos os bairros e estruturaram a estratégia que será usada para borrifar o inseticida.

“Vamos fazer um bloqueio em toda a cidade, principalmente nos bairros e ruas com casos confirmados para dengue, zika e chikungunya”, explica o diretor do CCZ, Ca rlos Molares.

De acordo com o CCZ, o carro circula no começo da manhã, das 7h às 11h, e no final da tarde, das 17h às 22h, horários apontados como mais propícios para a presença de Aedes aegypti, sempre um a margem direita do Rio Paraíba do Sul e outra na esquerda. No momento em que o fumacê estiver na rua, os moradores devem abrir as portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular nas casas.

Também é importante evitar ficar próximo ao carro, cobrir gaiolas de pássaros e trocar água no bebedouro de animais.

Dados da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), apontam que de janeiro desde ano até a última sexta-feira (03), 95 casos de dengue, três de chikungunya e um de zika foram notificados.

O coordenador do PMCV, Claudemir Barcelos explica que a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento ao Aedes aegypti, já que ela só atinge o mosquito adulto. Para combater os ovos e larvas do inseto, o CCZ vem realizando visitas domiciliares diariamente e mutirões às sextas-feiras.

Programação de combate ao mosquito

Quarta-feira (08)
Manhã – Pq. Guarus, Pq. Julião Nogueira e Pq. Maria de Queiroz.
Tarde – Residencial da Lapa, Barão do Rio Branco, Pq. Alvorada, Pq. Riachuelo, Pq. Oliveira Botelho e Chácara João Ferreira.

Quinta-feira (09)
Manhã– Pq. São Matheus, Jardim Ceasa, Pq. São Silvestre, Pq. Santo Amaro, Pelinca e Pq. Dom Bosco.
Tarde – Pq. Fundão, Pq. Vera Cruz e Pq. Jockey Clube.

Sexta-feira (10)
Manhã – Pq. Novo Mundo e Penha. 

Fonte: Secom/PMCG/Show Francisco

 

Nenhum comentário: