sexta-feira, 10 de junho de 2022

Barra volta a fechar na foz do rio Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona

Dora Paula Paes 
 

Marco Antônio Careca - divulgação
A foz do rio Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona, em São João da Barra, voltou a ser fechada pela areia, dentro de um processo natural, nesta semana. Em 2019, o mesmo ocorreu, obrigando pescadores a buscar um caminho alternativo para sair do mar e entrar na foz do Paraíba. Devido às fortes chuvas de janeiro deste ano, a extensa faixa de área chegou a ser aberta por máquinas da prefeitura e supervisão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e as Defesas Civil do Municipal e Estadual para que as águas da enchente chegassem mais rápido ao mar.
Neste momento, o processo seria em decorrência da vazão fraca do rio Paraíba. Em janeiro último, quando o nível do Paraíba atingiu a cota de 6,80, no município, devido a enchente que atingiu municípios do Noroeste e Norte Fluminense, a abertura das barras no Pontal de Atafona e na Lagoa de Grussaí ajudaram a escoar a água mais rapidamente para o mar e evitar o transbordo.

Segundo a Defesa Civil de SJB, o nível do Paraíba no município está em 4,70m, sendo sua cota de transbordo em 8m.
Em setembro de 2019, o enfraquecimento do rio chegou a fechar a barra no Pontal e bloqueou a passagem de embarcações pelo local, mas um canal alternativo foi encontrado. Uma série de transposições realizada ao longo de décadas no rio Paraíba fez com que a vazão diminuísse ao longo do tempo causando diversos problemas, como a salinização da água que serve ao abastecimento do município de São João da Barra. A maior delas é o desvio para o rio Guandu, realizado na estação de Santa Cecília, onde cerca de 2/3 (dois terços) do volume de água é retirado para abastecimento da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em março de 2020, a foz do Paraíba voltou a abrir no Pontal de Atafona devido à cheia.

Fmanhã


Nenhum comentário: