quinta-feira, 23 de junho de 2022

Convite "Inauguração do Projeto Piloto da Patrulha Rural em São Francisco de Itabapoana/RJ

Passando para agradecer o respeito e carinho para com este serviço de utilidade pública e informação para com milhares de pessoas da região de São Francisco de Itabapoana, região Norte/Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Mundo.

Na certeza, honraremos o convite.

Reiteramos os nossos sinceros agradecimentos.

 

 Emater-Rio participa da aula inaugural do Programa Patrulha Rural

O Escritório Local da EMATER-RIO de Praça João Pessoa, através do Supervisor, João das Posses, participou da aula inaugural do curso de capacitação dos policiais que irão trabalhar no Programa Patrulha Rural, que aconteceu na sala de instrução do 8º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, (8ºBPMERJ) em Campos dos Goytacazes.

O 8º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro iniciou nessa quarta-feira, uma formação voltada a policiais que passarão a fazer parte da Patrulha Rural, nos mais diversos municípios do Estado. O curso integra um projeto maior da corporação, que busca ampliar as ações para proporcionar mais segurança nas áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa Patrulha Rural está sendo criado com base em um levantamento feito pela Equipe do 8ºBPM, - compostas pelo Major Tibério Carlos da Silva, subcomandante do 8ºBPM, Capitão Wanderson Thomaz Soares e Sargento Leandro Batista Vicente, dentre outros-; que constatou a necessidade de uma prestação de um serviço direcionado a zona rural dos municípios, em virtude dos aumentos das ocorrências de roubos e furtos nessas áreas dos municípios da região.

A zonas rural da região norte fluminense é caracterizado por grandes distâncias e um relativo isolamento. Com isso, muitas propriedades tornam-se alvos fáceis de quadrilhas especializadas em roubo de gado e maquinários agrícolas. Por isso é fundamental desenvolver um projeto com base em tecnologia de comunicação para garantir paz no campo. O produtor rural precisa de salvaguardas eficientes para garantir sua sobrevivência e a tranquilidade de suas famílias” disse o Major Tibério.

A capacitação dos policiais que irão integrar a Patrulha Rural é fundamental, pois, “a função de patrulhamento rural exige que o policial tenha boa comunicação, para se aproximar da comunidade e da sociedade civil organizada, e estabelecer diálogo para prevenção ao crime. Além disso, o policial tem que estar capacitado para incentivar que a sociedade que habita, vive, trabalha e mora no ambiente rural se organize, adote medidas preventivas e que busque o bem-estar como um todo, não apenas para a sua propriedade”, enumera o Major Tibério.

Após a abertura do curso de capacitação, feita pelo Major Tibério, o Supervisor do escritório local da Emater-Rio de Praça João Pessoa, João Henrique Pereira das Posses e o Técnico Marcelo Erbas, falaram sobre a importância desse programa para a segurança dos produtores rurais do Município de São Francisco de Itabapoana e colocando o escritório da Emater-Rio a disposição para um trabalho de conscientização dos produtores da importância do Programa Patrulha Rural e que assim esses produtores possam aderir ao programa, uma vez que a participação dos produtores ao programa é voluntária. Os técnicos da Emater-Rio ressaltaram, ainda, que o cadastramento do produtor rural será fundamental para o funcionamento do programa. O escritório da EMATER-Rio poderá contribuir para essa segurança no formas preventiva e repressiva, auxiliando no cadastramento de propriedades, maquinários, implementos e trabalhadores.

Vale lembrar que o projeto piloto será lançado em São Francisco de Itabapoana, na próxima segunda feira, dia 27 de junho, com a presença de várias autoridades municipais e do Estado do Rio de Janeiro, em frente Prefeitura.


JOÃO HENRIQUE PEREIRA DAS POSSES
CREA 6749 TD
Supervisor Local


Nenhum comentário: