Campos foi a terceira cidade do estado que mais criou empregos em abril; Macaé chegou ao 20º mês consecutivo de saldo positivo e teve o quinto melhor índice
Enquanto São João da Barra já criou mais empregos em quatro meses deste ano do que todo o ano passado, Campos registrou em abril o terceiro melhor saldo do estado do Rio (+1.093) – e o melhor índice no município desde maio de 2021. Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan, realizada com base nos números do Caged. No ranking estadual, o Norte Fluminense ainda é representado novamente por Macaé, com a quinta colocação – neste que foi o 20º mês consecutivo de saldo positivo de emprego no município.
“Campos, Macaé e São João da Barra mostraram que seguem firmes no caminho da retomada econômica. Com isso, o Norte Fluminense mostra sua força para que os agentes públicos continuem contribuindo com obras estruturais, como a Ponte da Integração e a RJ-244 (Porto do Açu-Campos), tão fundamentais para que esta caminhada de desenvolvimento continue firme”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
São João da Barra: mais empregos em 2022 do que em todo o ano passado
São João da Barra abriu mais vagas nos primeiros quatro meses deste ano do que em todo o ano passado (+597 até abril, frente a +146 em 2021). Em abril deste ano o saldo foi de 237, o melhor índice desde junho do ano passado (+281). Em abril, o município foi a terceira maior contratante da região, principalmente por conta da “Indústria e Construção” (+234). Dos nove municípios do Norte Fluminense, apenas Cardoso Moreira (-7) e Quissamã (-19) fecharam abril no negativo.
Campos: terceiro melhor índice do estado
Depois de registrar saldo negativo em março, Campos se recuperou: apenas Rio de Janeiro e Niterói abriram mais oportunidades em abril. Os maiores responsáveis foram “Serviços” (+557) e “Indústria e Construção” (+400) – e, entre os segmentos, Alimentação (+261) e Educação (+155) foram os maiores contratantes. No quadrimestre, o município acumula um saldo positivo de 1.099 vagas abertas.
Macaé: 20 meses consecutivos de alta
Já Macaé teve em abril 970 novas vagas, com grande destaque para a “Indústria e Construção” (+515), seguido do “Comércio” (+255). Entre os segmentos, o “Comércio varejista” foi o maior contratante (+210). Foi o segundo melhor saldo deste ano na cidade – e o terceiro maior no estado neste ano (+2,6 mil). A última vez que Macaé registrou saldo negativo de empregos foi em agosto de 2020, quando o mundo vivia o auge da pandemia.
Estado do Rio é destaque nacional
Em abril, o estado do Rio abriu 22.403 novos postos de trabalho formais e todos os grandes setores apresentaram saldo positivo no mês. Com esse desempenho, o mercado de trabalho formal fluminense apresentou o segundo maior saldo de contratações do país no mês, atrás apenas de São Paulo. O setor de Serviços (+14.865) foi o que mais abriu vagas, seguido por Indústria e Construção (+5.774), Comércio (+1.618) e Agropecuária (+146).
No setor de Serviços, o segmento de Alimentação (+2.879) liderou as contratações em abril, especialmente no ramo de Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas. No setor industrial, a Construção Civil (+2.935) manteve patamar elevado de contratações e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (+1.033) também se destacaram, principalmente por conta do segmento de Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Coleta de Resíduos Não-Perigosos.
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais
Felipe Sáles
Assessor de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário