Diversos grupos religiosos passaram a noite em atividades nas diversas paróquias católicas da cidade
Por Ocinei Trindade
Tapetes confeccionados na Igreja do Rosário, área central de Campos (Fotos: JTV)
Por volta de 7h da manhã desta quinta-feira (16), em Campos dos Goytacazes, diversos templos católicos já tinham tapetes confeccionados ou em fase de conclusão para a celebração do Dia de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário cristão. Na Igreja do Rosário, que passou a ser chamada de Santuário Diocesano Eucarístico, fiéis passaram toda a madrugada preparando os tapetes feitos de sal e serragem de madeira. Deste local, partirá uma procissão pelas ruas da cidade, marcada para começar às 16h.
Alex Teixeira é da Pastoral Familiar do Santuário Diocesano Eucarístico. Ele conta que o grupo religioso chegou ao templo às 22h de quarta-feira (15).
Alex Teixeira é da Pastoral Familiar
“Passamos toda a madrugada fazendo os desenhos e confeccionando os tapetes. Pelo menos serão necessárias 12 horas para ficarem prontos. Nossa expectativa é terminar por volta de 10h da manhã os trabalhos por aqui”, conta.
Grupo da Comunidade Alegria da cruz
Jober Brito pertence à Comunidade Alegria da Cruz. Ele e os integrantes ajudaram na montagem dos tapetes na Igreja do Rosário. “É um momento de confraternização e fé”, comenta.
Na Praça São Salvador, em frente à Catedral Diocesana, outro grupo chegou cedo para montar três tapetes no local. “Chegamos às 7h da manhã. Acreditamos que até às 11h teremos o nosso tapete pronto”, conta Esther Albuquerque. Ela e os amigos pertencem à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS.
Na Praça São Salvador mais tapetes são montados
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. A tradição chegou ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, essa atividade é associada à entrada de Jesus em Jerusalém, recebido pelas ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.
Esther Albuquerque integra a Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Corpus Christi é uma expressão de origem latina que significa “Corpo de Cristo”. De acordo com os preceitos católicos, trata-se da presença real de Jesus Cristo no sacramento da eucaristia, quando ocorre a transubstanciação. A hóstia e o vinho se transformam essencialmente em carne e sangue de Cristo, remetendo à Última Ceia, quando o sacramento foi instituído
Fonte Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário